segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:13

1 Coríntios 2:13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
AS QUAIS TAMBÉM FALAMOS. Paulo está falando das coisas de Deus, que ele tinha dito que o Espírito Santo é conhecedor e que penetra até as profundezas de Deus. O autor não falava de coisas terrenas, não se expressava pela sabedoria deste mundo, nem pregava sobre filosofias dos homens. Suas mensagens, seja nos trabalhos de evangelização, ou por meio do ensino das doutrinas cristãs, ele falava de Cristo Jesus e de tudo aquilo que lhe foi revelado pelo Espírito Santo de Deus, o revelador.

NÃO COM PALAVRAS DE SABEDORIA HUMANA. A igreja de Corinto tinha um problema, e era que os poliglotas da filosofia grega, queriam aplicar as mesmas regras da oratória sufista na igreja. Por isso que tinha lá o partido que defendia que Apolo fosse o líder principal daquela igreja. No entanto, para Paulo, isso não tinha muito importância, porque ele queria saber era se o pregador pregava pelo poder de Deus.

MAS COM AS QUE. As pregações feitas por Paulo em suas atividades evangelísticas eram fundamentalizadas na revelação que o Espírito de Deus lhe concedia. Seus ensinos no discipulado cristãos não eram diferentes, porque ele dependia do Espírito de Deus para transmitir suas mensagens. Suas cartas eram escritas pela direção do Espírito do Senhor, é tanto que, quando ele expressava sua opinião pessoa, ele dizia.

O ESPÍTIO SANTO. Jesus falou sobre este ministério de revelação e ensino do Espírito Santo de Deus, quando ele viesse para estar com a sua igreja. João 16:13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. O Espírito de Deus é quem é o perfeito professor das coisas do reino de Deus.

ENSINA. Todo aquele que vive com Cristo e para Cristo, ele sabe das coisas concernentes à vontade de Deus, porque ele tem consigo a presença habitadora do Espírito santo de Deus em sua vida, e ele é o grande professor que nos faz compreender os mistérios das coisas do nosso Deus. Como ensinador que é ele trabalha no pensamento e na mente dos discípulos de Cristo para lhes ensinar.

COMPARANDO AS COISAS ESPIRITUAIS. Estas coisas espirituais sobre as quais fala o escritor dizem respeito às mesmas coisas de Deus citada anteriormente por Paulo, que são justamente os mistérios de Deus, que esteve oculto dos poderosos deste mundo, mas que foram revelados aos servos de Deus. O evangelho das boas novas de Cristo, revelado pelo Espírito Santo traz consigo a mensagem das verdades de Deus.

COM AS ESPIRITUAIS. Os pregadores de filosofias sufistas que apareciam na igreja de Corinto para enganar os mais simples se utilizavam de métodos filosóficos humanos para ganharem prosélitos para eles. Mas Paulo e seus companheiros de ministério pregavam com sinceridade de alma um evangelho simples, porem carregado de poder, sendo confirmado pelo Espírito Santo, como mensagem de Deus, porque tinha efeito transformador na vida dos ouvintes, e os leitores desta carta eram exemplos disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...