quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:7

1 Coríntios 2:7 - Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.
MAS FALAMOS A SABEDORIA. O apóstolo se reporta ao conteúdo de suas pregações, bem como sobre os temas principais de seus ensinos, que era também o que os seus companheiros de ministério faziam. Esta sabedoria sobre a qual fala o autor diz respeito a Cristo Jesus, ele que é de fato, e conforme o evangelho, a sabedoria de Deus. Também podemos conjecturar que Paulo esteja falando sobre tudo que envolve a nova dispensação da graça de Deus, exposto na mensagem do evangelho.

DE DEUS. Tudo que envolveu a primeira vinda do Messias de Deus, bem como tudo que está relacionado à nova aliança da graça de Deus com a humanidade, procede de Deus, que estava em Cristo Jesus reconciliando o mundo consigo mesmo. Partiu do Deus Criador a iniciativa de derramar sua misericórdia e graça sobre este mundo, que só merecia a justiça e o castigo. Mas Deus resolveu derramar a paz pelo seu perdão.

OCULTA. O escritor fala nestes termos, porque as coisas boas que estavam ocorrendo desde a manifestação do Cristo de Deus era algo oculto para o mundo, até porque, o inimigo cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandecesse a luz do evangelho de Cristo. Mas que para os remidos de Cristo, tudo está muito claro e revelado, uma vez que, Deus não faz nada, sem que venha a revelar seus segredos aos seus servos. O evangelho é por si só uma revelação de Cristo para a sua igreja.

EM MISTÉRIO. Na realidade, o evangelho das boas novas de Cristo é um mistério, porque nem todos que a ouvem nele acreditam. Já se diz que, ser um discípulo de Cristo, não é para quem quer, mais sim, para quem é escolhido pelo Senhor para servi-lo. Por isso que, a mensagem das boas novas fala na predestinação, como partindo de Deus, bem como da eleição daqueles que são escolhidos e nomeados por Cristo.

A QUAL DEUS ORDENOU. O escritor mais uma vez fala sobre o cronograma das realizações de Deus, no sentido de que todas as coisas convergissem para a vinda do seu Messias, bem como para a implantação da nova dispensação da graça. Os fatos concretizados já dentro da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo já era algo determinado por Deus. Ainda que não se veja, com os olhos, mas Deus é organizado.

ANTES DOS SÉCULOS. Desde o jardim do Éden, que o Deus de amor, bondade e misericórdia já havia prometido enviar seu Filho, o Messias, que também é o Emanuel para redimir a humanidade caída. Bem como as inúmeras profecias messiânicas também apontavam para um novo tempo de intervenção de Deus na terra para benefício de suas criaturas. Antes de acontecer, tudo já estava previsto e determinado.

PARA NOSSA GLÓRIA. Paulo se inclui, juntamente com os seus leitores, justamente pela sua convicção e esperança de fazer parte da igreja remida de Cristo. Ele fala sobre os benefícios ilimitados que os remidos de Cristo desfrutam dentro dos parâmetros da nova dispensação da graça de Deus. Hoje, o mundo não percebe o valor que a igreja de Cristo tem na economia do reino de Deus, mas o futura tratará de manifestar esta glória de Deus sobre a igreja de Cristo, principalmente na eternidade. Aleluias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...