quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:8

1 Coríntios 2:8 - A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
A QUAL. O autor fala sobre a verdadeira sabedoria de Deus, que vem do alto, porque é dada pelo Espírito Santo, mediante a revelação, porque é um mistério oculto para este mundo, mas que está firmada no poder de Deus. Mas a sabedoria dos homens, ou a sabedoria deste mundo é negativa, porque não direciona os filhos dos homens em direção ao Deus da vida, nem ao Senhor da salvação, que é Cristo Jesus. A verdadeira inteligência é aquela que leva o homem a se reconciliar com Deus de bondade.

NENHUM DOS PRÍNCIPES. Paulo fala dos poderosos deste mundo, aqueles que se acham mais importantes do que todos, ao ponto de ignorarem ao Todo-poderoso, como governante universal. Certamente, o pensamento do escritor focaliza as autoridades religiosas do judaísmo, bem como as autoridades políticas do império romano, eles que se juntaram para destruírem o plano de Deus matando a Jesus.

DESTE MUNDO CONHECEU. A sabedoria que vem do alto, não habita nos mais exaltados dos homens que passam pelo planeta terra, mas ele mora e é dada por Deus, mediante o Espírito Santo, aos humildes e simples servos de Cristo. Isso porque, a sabedoria deste mundo só serve para esta vida, porem, a sabedoria que vem de Deus conserva a alma dos que tem a ela para a vida eterna pela salvação em Cristo Jesus.

PORQUE SE A CONHECESSEM. A verdadeira sabedoria não está nos homens que se destacam como personagens importantes da política nem do mundo religioso do reino dos homens. Eles podem até ter a astúcia de sobressaírem sobre os demais seres humanos, como autoridades sociais. Todavia, eles não têm o Espírito de Deus, que revela os mistérios de Deus, a todos aqueles que buscam fazer a vontade do Pai.

NUNCA TERIAM CRUCIFICADO. Tudo que as autoridades religiosas e políticas de Israel fizeram contra o Senhor Jesus Cristo foram atos contínuos de insanidade, tomados pelo sentimento de pura maldade. Isso porque estavam tomados e dominados pelas forças do mau, o diabo com seus demônios, para cumprirem intentos malignos. O ato da crucificação do Senhor Jesus, ou a sua morte dolorosa na cruz do Calvário foi uma obra bestial e maléfica das autoridades contra Deus e os seus planos por Cristo Jesus.

O SENHOR. Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é o Filho de Davi, mais também é o Príncipe da paz, porque é o Filho de Deus. Antes mesmo de sua chegada como Senhor de todos, (Daniel 7:14) já profetizava sobre seu domínio universal. E Paulo escrevendo em (Filipenses 2:9-11) nos revela de como Cristo foi exaltado pelo próprio Deus Pai, como Senhor de tudo e de todos, isso para glória de Deus Pai.

DA GLÓRIA. O Cristo de Deus sempre esteve junto ao Pai, na eternidade passada, por isso que ele é chamado de Alfa. O ministério glorioso do Mestre da Galileia foi uma demonstração da glória de Deus sobre a sua vida, quando nenhum outro fez tantas maravilhas o quanto ele efetuou. Sua ressurreição dentre os mortos foi à coroação do seu ministério. Cristo está assentado à destra da majestade celestial, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. E ele reinará para todo o sempre juntamente com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...