sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:18

1 Coríntios 3:18 - Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
NINGUÉM SE ENGANE. As exortações que vem sendo feitas pelo autor são bastante significativas, no sentido de alertar aos leitores desta carta, sobre o perigo que eles estavam correndo de se perderem no meio do caminho. É importante se converter? É sim, mas não é tudo. A partir do momento em que alguém aceita a Cristo como Senhor e Salvador pessoal de sua alma, existe uma longa caminhada a ser seguida, e não adianta nada, se não for até o fim, isso foi Jesus quem falou para seus discípulos.

A SI MESMO. A igreja de Corinto era por demais problemática, porque por um lado era muito assediada pelos cristãos legalistas de Jerusalém, por ser uma grande e forte igreja, como também os gnósticos estavam se infiltrando naquela comunidade cristã para transtornar o evangelho de Cristo. Por outro lado, os próprios componentes daquela igreja se alto ufanavam de serem mais sábios do que todos os demais cristãos.

SE ALGUÉM DENTRE VÓS. O “se” pode ser visto como condicional, se é correto pensar que o escritor não tem em mente uma pessoa específica, bem como se ele não tem pleno conhecimento do que ocorria no ambiente da igreja de Corinto, neste particular. Ao mesmo tempo, nos faz imaginar que Paulo tinha endereço certo nesta sua assertiva, até porque ele conviveu um bom tempo com os seus leitores.

SE TEM POR SÁBIO. Provavelmente, o apóstolo dos gentios tem em mente alguém que poderia estar infiltrado no seio da comunidade cristã de Corinto, se passando por cristãos, mas que de fato era um sujeito a serviço do gnosticismo. Ou, por outro lado, podemos conjecturar que o escritor esteja combatendo os partidários da facção que defendiam Apolo como principal liderança da igreja cristã de Corinto. É bom lembrar que o partido de Apolo em Corinto não foi formado pelo próprio Apolo.

NESTE MUNDO. Desde o começo desta carta, que Paulo vem demonstrando a diferença entre a sabedoria terrena ou deste mundo, da sabedoria que é dada pelo Espírito de Deus, que é a sabedoria que vem do alto, descrita por Tiago em sua carta. Verdade é que, a sabedoria deste mundo não serve para se executar a obra de Deus, porque as coisas de Deus se discernem espiritualmente, pelas revelações de Deus.

FAÇA-SE LOUCO. O mundo tem uma compreensão distorcida do que são as coisas do reino dos céus. Se alguém sai pregando o evangelho verdadeiro de Cristo para a sociedade sem Deus, este indivíduo é tachado de louco. Aquilo que o mundo ver como loucura para um servo de Cristo é justamente o que o apóstolo fazia e estimula também aos demais servos de Cristo a que fizessem para exaltar o nome de Cristo.

PARA SER SÁBIO. Deus vê por outro ângulo, aqueles que deixam de fazer as coisas do mundo para executar a sua vontade. Certamente existiam alguns que acusavam ao apóstolo Paulo naquela comunidade cristã de Corinto de louco. Porem, para Deus, ele era o mais sábio de todos, porque com usas atividades evangelísticas tinha conquistado muitas vidas para Cristo e o seu reino naquele lugar. Quem vive pelo Espírito Santo é possuidor da verdadeira sabedoria, porque recebe revelação do alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...