domingo, 10 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:28-29

1 Coríntios 1:28-29 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são. Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
E DEUS ESCOLHEU. A escolha de Deus. João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Foi Deus quem tomou a iniciativa nesta escolha dos que fazem parte do seu reino. Salmos 100:3 - Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez povo seu, e não nós, e ovelhas do seu pasto. Falar da escolha de Deus é falar da sua chamada

AS COISAS VIS. Não é que os seguidores do cristianismo não tenham nenhum valor. O que Paulo esta escrevendo para os seus leitores é que para o mundo, os cristãos verdadeiros são vis. Para os ateus confessos ou práticos os que buscam a Deus são a escória do mundo, porque eles consideram os seguidores de Cristo como o lixo da sociedade. A igreja de Cristo cheira mal como coisa podre para o mundo dos ímpios.

DESTE MUNDO. A palavra mundo neste texto, não se refere ao mundo cósmico e sim ao mundo dos seres humanos. Paulo esta se referindo aos homens de forma genérica. Foi do meio da sociedade que Deus escolheu o seu povo, aqueles que são chamados para uma nova vida em Cristo, conforme os parâmetros do evangelho das boas novas. Dentre todos os seres humanos tem alguns que Deus olhou dos mais altos céus e disse: Você me pertence. Tu a que tomei desde os fins da terra, e te chamei.
E AS DESPREZÍVEIS. Certamente o pensamento do apóstolo estava focado nos fatos que vinham ocorrendo desde o momento da morte do grande líder do Cristianismo, Jesus Cristo. O mundo (império romano) desprezava tanto a igreja, que deseja banir de uma vez por todas o cristianismo da terra. O mundo despreza a igreja de Cristo.

E AS QUE NÃO SÃO. O mundo não considera o cristão como um cidadão comum da sociedade. A igreja de Cristo não faz parte das estatísticas dos dominadores poderosos da política e das riquezas econômicas. A prova disto é que os governos não apoiam as atividades do reino de Deus na terra. Mesmo sabendo de que o evangelho contribui para melhorar a sociedade como um todo, porque quem se converte muda de vida.

PARA ANIQUILAR AS QUE SÃO. Deus chamou dentre a sociedade os que são chamados de loucos, os fracos, os vis, os desprezíveis e os que não têm nenhum valor para o mundo, a fim de aniquilar os que se acham importantes na sociedade. Porque para Deus os ateus, os ímpios e os incrédulos não têm nenhum valor perante o Senhor. O mundo despreza a igreja de Cristo, mas ele é abandonado por Deus. E o fim dos seres humanos sem Deus é a separação eterna do Criador, que é a segunda morte.

PARA QUE NENHUMA CARNE SE GLORIE PERANTE ELE. Nenhum ser humano pode se achar importante ao ponto de querer se comparar com Deus. Nem os cristãos, porque são considerados como a escória da sociedade pelo mundo. Nem os que se acham importantes nesta terra, porque perante Deus são de nenhum valor. Ninguém pode querer roubar nada, da glória que só pertence ao Deus Criador de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...