sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:18

1 Coríntios 1:18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
PORQUE. O escritor desta carta, dar continuidade neste texto, ao que vinha falando anteriormente sobre a mensagem da cruz, que Cefas (Pedro) não ousava nem falar porque como Judeu que era considerava a crucificação como uma maldição ou coisa escandalosa. Já o eloquente Apolo também não pregava certamente sobre um assunto de pouco importância para quem tem conhecimentos mais profundos na exposição de suas retóricas de oratórias emocionantes. Todavia, para Paulo falar da crucificação do Senhor Jesus era muito mais importante do que qualquer outra tema teológico.

A PALAVRA DA CRUZ. Esta expressão escrita por Paulo representa muito mais que palavras, porque diz respeito a tudo que envolve a obra redentora do Cristo de Deus para o benefício de toda a humanidade, e porque não dizer de toda a criação? Isso porque, a mensagem da cruz nos fala do ato de expiação que Jesus realizou para justificação de todo aquele que crer em seu poderoso nome. Também diz respeito à reconciliação forense que o Cordeiro de Deus executou para trazer o homem de volta aos braços do Deus Criador. A palavra da cruz nos fala da propiciação de Cristo em nosso lugar, por isso que a escritura diz: O castigo que nos traz a paz estava sobre ele.

É LOUCURA. Este tipo de mensagem sobre um homem sendo crucificado para salvar a humanidade era considerada uma mensagem ultrapassada para quem tinha na ponta da língua um discurso polido com palavras e adjetivos mais sofisticados. Todos aqueles que pregam sobre o evangelho da cruz é ignorado nos círculos dos chamados grandes pregadores das multidões nos dias de hoje. Quem prega um evangelho simples é logo sufocado pelos pregadores avivalistas que ovacionam as multidões com suas preleções carregadas de palavras emocionantes. Mas para Paulo era a mensagem de poder.

PARA OS QUE PERECEM. Os que perecem são aqueles que rejeitam a mensagem da cruz de Cristo. São aqueles que preferem viver de acordo com o mundanismo e as concupiscências da carne, do que aceitarem conscientemente de que a obra de redenção, propiciação e expiação realizada por Cristo é suficiente para redimir o mais vil pecador. Os que perecem são os que rejeitam o Cordeiro de Deus como Salvador.

MAS PARA NÓS. Paulo se inclui no grupo dos que tem compreendido que o sacrifício do Cordeiro de Deus foi para resgatar um povo que necessita do perdão dos seus pecados, pelo preço pago na no alto do gólgota. A remissão esta no sacrifício da cruz.

QUE SOMOS SALVOS. Para nós que somos salvos. Salvos não porque merecem, mas salvos porque o obra de Cristo foi perfeita para nos dar a possibilidade de ter uma vida futura feliz na presença de Deus e de Cristo. Salvos porque o preço da redenção pago pelo Cordeiro de Deus nos dar a chance de viver com o Pai numa eternidade feliz.

É O PODER DE DEUS. A mensagem da cruz é o poder de Deus. A pregação mais poderosa não é aquela que massageia o ego dos ouvintes, mas sim, é aquela que com clareza fala do valor da reconciliação do pecador com o seu Criador por meio de Cristo Jesus. A mensagem da cruz é forte porque transforma o pior dos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...