segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:11-12

1 Coríntios 3:11-12 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha.
PORQUE NINGUÉM PODE POR. Nem mesmo o próprio Paulo em suas atividades, pregando a palavra, nem muito menos Apolo, que era seu amigo de ministério, seja Timóteo, Tito, e nem mesmo o apóstolo Pedro, que fazia parte do grupo apostólico de Jerusalém, ninguém podia por outro fundamento, além de Cristo Jesus. Este texto se põe como combate direto ao exclusivismo de quem quer que seja na igreja de Cristo, não deixando brecha para qualquer resquício de idolatria no meio do povo de Deus.

OUTRO FUNDAMENTO. O cristianismo, assim como o judaísmo é monoteísta, com a crença em um único Deus, em três pessoas, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, o que o cristianismo chama de trindade. Assim sendo, não tem lugar para a idolatria de quem quer que seja. Portanto, os seguidores de Cristo não podem adorar, venerar ou invocar a ídolos, imagens de esculturas, nem a qualquer liderança viva ou morta.

ALÉM DO QUE JÁ ESTÁ POSTO. Neste mesmo tempo, tanto a igreja cristã de Corinto, quanto a todas as comunidades cristãs do mundo já estavam conscientes de que, Jesus Cristo era Deus, o Emanuel prometido no Velho Testamento, como sendo o Messias de Deus. O cristianismo com suas doutrinas já estava sólido e não mais era permitido modificações no arcabouço da nova aliança da graça de Deus, por meio de Cristo Jesus.

O QUAL É JESUS CRISTO. Por isso que o Senhor Jesus é chamado de Pedra Angular de esquina, Alfa e ômega, Princípio e Fim, Messias prometido por Deus, o Emanuel de Deus, que é Deus conosco, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus Cristo é todo suficiente para sua igreja, sendo posto pelo próprio Deus como a cabeça federal de sua igreja, sem sobrar lugar para outro sumo pastor ou sumo sacerdote.

E SE ALGUÉM SOBRE ESTE FUNDAMENTO FORMAR UM EDIFÍCIO. O que sobra para as lideranças do cristianismo é a possibilidade de participar como cooperadores de Deus, da edificação da igreja do Senhor Jesus. Todo e qualquer que participar desta obra, não pode por outro fundamento, isso quer dizer que, ninguém pode tomar para se ou para outro o lugar principal que é Cristo Jesus, o dono e Senhor da igreja.

DE OURO, PRATA, PEDRAS PRECIOSAS. Paulo faz uso de mais uma de suas metáforas para falar sobre o tipo de serviço que cada um dos ministros do evangelho presta na obra de Deus. Ouro, prata e pedras preciosas falam da preciosidade e da durabilidade de tais materiais. Não é diferente no serviço da obra de Deus, e isso fala sobre aqueles que dão o melhor de si mesmo para fazer e executar a obra do Senhor Jesus Cristo.

MADEIRA, FENO, PALHA. Na outra margem, existem também materiais mais frágeis que são utilizados na edificação de um edifício, de uma casa ou uma simples tenda. Estes três tipos de materiais são todos muitos frágeis quando submetidos ao teste do fogo, servindo até mesmo de combustão. A metáfora, nesta parte, fala a respeito de como se faz a obra de Deus de forma relaxada, sem empregar o devido esforço para realizar a missão em prol do reino de Deus, bem como fala das intenções dos obreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...