quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:5

1 Coríntios 2:5 - Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
PARA QUE. O escritor mostra neste texto sua real preocupação para com seus filhos na fé, no sentido de lhes proteger de algo que pudesse lhes prejudicar em suas caminhadas no evangelho de Cristo. O que temos neste texto é o motivo com que Paulo não falasse nem pregasse conforme os padrões e costumes impostos pelos líderes legalistas nem pelos pregadores de filosofias. A forma com que o fundador daquela igreja ensinava a palavra de Cristo era com sinceridade de Deus.

A VOSSA FÉ. Quando o apóstolo dos gentios pôs seus pés na cidade de Corinto para realizar suas campanhas evangelísticas, ele tinha alvos bem definidos para com os seus ouvintes, que era justamente criar uma fé verdadeira em seus corações, a fim de entregarem suas vidas aos cuidados de Cristo. Esta fé, sobre a qual fala o autor diz respeito à entrega da alma aos cuidados de Cristo, o que os coríntios tinham feito.

NÃO SE APOIASSE. O autor fala sobre a base da fé dos seus leitores, que também significa fundamento de sustentação. Com isso, Paulo deixa bem claro que, suas atividades em torno da palavra de Deus, por meio da pregação e ensino, eram para que os seus filhos na fé em Corinto se apoiassem em algo sólido, e não em coisas humanas que são passageiras. Mas no poder de Deus, que vem pelo Espírito Santo.

EM SABEDORIA. Os pregadores vindos das bandas de Jerusalém ou líderes legalistas da igreja matriz exerciam suas atividades baseados na sabedoria da lei, porque para os judeus, a verdadeira sabedoria era o conhecimento da legislação de Moisés. Para os partidários da filosofia sufista, a sabedoria consistia na eloquência da oratória bem elaborada, com suas técnicas perfeccionistas. Essa era a sabedoria terrena.

DOS HOMENS. A sabedoria dos homens, não é a mesma coisa que a sabedoria que vem do alto. A sabedoria dos homens é aquela adquirida pelos esforços humanos, como acúmulo de conhecimentos das ciências humanas. Já a sabedoria que vem do alto é dada gratuitamente por Deus, mediante a iluminação do Espírito de Deus. Esta sabedoria que vem de cima é exercida por meio dos dons espirituais e ministeriais, e somente os que buscam o reino de Deus e as coisas que são de cima recebem de Deus.

MAS NO PODER. Este poder de Deus sempre esteve em ação desde a fundação do mundo, mostrando aos filhos dos homens que existe um Criador e Governante universal. Este mesmo poder foi manifesto na pessoa bendita de Cristo Jesus e continua sendo derramado pelo Espírito Santo. Este poder de Deus está presenta na vida de todos os verdadeiros representantes do reino de Deus e de Cristo na terra.

DE DEUS. A genuína fé que as pregações e ensinos de Paulo geraram nos seus filhos na fé, que faziam parte da igreja de Corinto, estava apoiada no poder de Deus. Desta forma, as heresias pregadas pelos falsos ensinadores naquela comunidade cristã, não podiam abalar a confiança dos leitores desta importante missiva. Paulo, não somente pregava o evangelho das boas novas, mas ele cuidava do discipulado dos novos convertidos, até que se firmassem na fé, só depois partia para outras localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...