domingo, 17 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:12

1 Coríntios 2:12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
MAS NÓS NÃO RECEBEMOS. O autor se inclui entre aqueles que foram beneficiados diretamente por Deus com as coisas do reino celestial, mediante o Espírito Santo. Como também o escritor faz com que os seus leitores também sintam que eram participantes deste mesmo legado, dado por Deus a todos os remidos em Cristo. Todos quanto viviam para Cristo, seja em Corinto, Israel ou em qualquer parte do mundo e que pertenciam a Cristo já havia recebido da parte de Deus o Espírito Santo.

O ESPÍRITO DO MUNDO. A palavra espírito, neste caso está com sua inicial minúscula, porque não se refere ao Espírito de Deus. Este espírito do mundo, sobre o qual fala o apóstolo dos gentios, diz respeito ao sistema profano que opera nesta esfera terrena, levando a grande maioria das pessoas a viverem conforme os padrões mundanos. Há quem diga que este espírito do mundo diz respeito ao diabo com seus demônios.

MAS O ESPÍRITO. Agora, neste caso, a palavra Espírito, com sua inicial maiúscula, diz respeito ao Espírito de Deus. Durante a velha dispensação, o Espírito Santo atuava de forma pontual na vida das pessoas cumprindo missões específicas. Mas, na nova dispensação de Deus com a igreja de Cristo, o Espírito de Deus tem atuado de forma plena e contínua, preparando a igreja remida de Cristo para o dia do arrebatamento.

QUE PROVÊM DE DEUS. Ainda durante o tempo da velha dispensação, o Criador prometeu enviar com plenitude o seu Espírito Santo. Quando Cristo, o Filho de Deus esteve na terra, como sendo o Messias e Emanuel de Deus, ele também confirmou a chegada do cumprimento da promessa de Deus. E no dia de pentecostes, Deus em Cristo Jesus, cumpriu sua promessa e derramou seu Espírito sobre a igreja de Cristo.

PARA QUE PUDÉSSEMOS CONHECER. O Espírito Santo é o agente condutor da verdadeira sabedoria que vem do alto, e que provem de Deus, bem como ele é o revelador dos mistérios do reino de Deus e de Cristo. Acima de tudo, o Espírito de Deus é quem potencializa no coração dos remidos a plena certeza da obra perfeita de redenção realizada por Cristo, isso pela sua propiciação, que produziu a reconciliação.

O QUE NOS É DADO GRATUITAMENTE. Grandes e preciosas promessas são nos dada de forma gratuita pelo Deus de amor, bondade e misericórdia, que é justamente a salvação e vida eterna. Ninguém precisa pagar nada por ter o privilégio de participar do arrebatamento da igreja e entrar na nova Jerusalém pelas portas para desfrutar a vida eterna, isso porque, o Cristo de Deus Pai já pagou o alto preço em nosso lugar.

POR DEUS. O Deus Criador de todas as coisas é a fonte de todos os benefícios que a igreja remida de Cristo tem tomado posse, e que ainda haverá de tomar posse no futuro, na eternidade de Deus. Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo todas as coisas, proporcionando inumeráveis benefícios para os remidos de Cristo. A nova dispensação da graça de Deus com a humanidade abril todas as possibilidade de bênçãos advindas de Deus para os filhos dos homens. Agora, é só tomar posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...