quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:25

1 Coríntios 1:25 - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
PORQUE A LOUCURA DE DEUS. O que Paulo, de forma paradoxal e ousada quer dizer com essa declaração é no tocante ao que os homens acham, e nos seus conceitos sobre Deus. O que os ateus chamam de loucura da parte de Deus, o apóstolo diz que isso é superior ao que chamam de sabedoria humana. Exemplo: Os Judeus classificam de maldição e escândalo e os gregos chamam de loucura o conceito de Cristo ter sido crucificado em lugar dos pecadores. O que não cabe na cabeça dos incrédulos veio a ser para os cristãos algo de um valor incalculável de benéfico, como propiciação.

É MAIS SÁBIA. As atitudes do Criador, que os homens chamam de insanidade, supera a sabedoria dos homens, que se acham alto suficientes. A sabedoria benéfica se demonstra em atitudes que produzem efeitos positivos para todos. Foi justamente o que Deus fez em dar como presente o seu unigênito Filho, como propiciação pelos pecados da humanidade. Coisa que os que se mantêm indiferentes para com o seu Criador não compreendem e chama de absurdo, chegando a pensar que é loucura.

DO QUE OS HOMENS. Como Paulo estava escrevendo para os moradores de Corinto, um dos grandes centros da sabedoria secular da Grécia. Ele ataca diretamente e com força total os que se achavam os homens mais inteligentes de sua época. Que eram os oradores da suposta oratória perfeccionista da retórica grega, como também os escribas dominadores das ciências do conhecimento. Juntando todos estes supostos sábios da cultura grega, não passavam de nada, comparados com os efeitos benevolentes e graciosos da crucificação de Jesus de Nazaré, em prol da humanidade.

E A FRAQUEZA DE DEUS. O fato de o grande Deus Todo-poderoso se fazer homem, como foi no caso do “Emanuel” que é Deus entre os homens. Isso, na mente dos seres humanos sem Deus é considerado como fraqueza da parte do Criador e Dominador do universo. Os ímpios não aceitam o fato de que o Messias, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:6-8). Os ateus não aceitam que Deus se fez carne e habitou entre nós.

É MAIS FORTE. O que para o mundo é um ato de fraqueza, da parte de Deus, no caso a humanidade de Cristo, quando Deus se humanizou entre os homens. Os gregos chamavam Jesus de “fraqueza de Deus”, mas esta fraqueza foi forte o suficiente para fazer muito mais pela humanidade e pela criação, do que todos os supostos homens fortes que já fizeram parte da humanidade, com seus supostos conhecimentos.

DO QUE OS HOMENS. Qual o ser humano que já superou a Jesus de Nazaré, em poder e em força? A resposta é nenhum! Qual o homem mais sábio do mundo que teve a capacidade de influenciar tantas vidas o quanto Jesus fez em seus ensinos? Nenhum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...