quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:24

1 Coríntios 1:24 - Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
MAS PARA OS QUE SÃO CHAMADOS. Os chamados a que Paulo se refere dizem respeito a todos aqueles que tendo conhecimento de Deus aceitam o Deus Criador como Senhor e sustentador de todas as coisas. Os chamados são todos aqueles que aceitaram as boas novas de Cristo como sendo mais importante do que a filosofia dos gregos. Os chamados são todos quanto acreditam que Jesus de Nazaré, o mesmo que foi crucificado no madeiro é o Cristo de Deus e Salvador do mundo. Os chamados de Deus são aqueles que aceitam a nova aliança de Deus para a humanidade por meio da obra redentora e reconciliadora de Cristo Jesus o Messias de Deus e Emanuel.

TANTO JUDEUS. Dentre os chamados estão os Judeus que esperavam o Messias e que acreditaram de que Jesus de Nazaré foi a vinda mesmo do Cristo de Deus. Nem todos os Judeus foram contra Jesus, e a prova disto é que a igreja primitiva foi composta nos seus começos pela grande maioria de Judeus que se converteram ao cristianismo. Além é claro dos apóstolos de Cristo que eram Judeus contando também com o próprio Paulo que foi o escritor desta epístola. Os judeus foram o Israel de Deus.

COMO GREGOS. Agora, no pensamento de Paulo, a grande e importante realidade é que a igreja de Cristo, depois do primeiro século da nossa era cristã, teve sua maioria de membros dentre os gregos, Ou seja, dentre os não judeus que eram chamados também de como gentios. Daí a importância do ministério apostólico de Paulo, que foi chamado e enviado a pregar o evangelho aos gentios. O Cristo de Deus sempre foi mais bem aceito dentre as demais nações do mundo, do que dentre os Judeus, seus conterrâneos. Razão porque a igreja está espalhada por todas as nações do mundo.

LHES PREGAMOS. O apóstolo Paulo era pertencente ao judaísmo, mas veio a se converter ao cristianismo. E a partir de então, não tinha mais compromisso com o legalismo judaico. Nem tão pouco usava da filosofia retórica e da oratória tecnicamente perfeita dos gregos para pregar as boas novas do evangelho poderoso de Cristo. Este evangelho que é o poder de Deus para salvação dos que nele crer.

A CRISTO. A pregação de Paulo era sempre a respeito do Messias prometido nas Sagradas Escrituras veterotestamentárias. Quando abria sua boca tanto perante os Judeus como diante dos gregos era para dizer que o Emanuel de Deus (Deus conosco) tinha se manifestado na terra na pessoa bendita de Cristo Jesus, o Nazareno. E que a crucificação de Jesus era o cumprimento das promessas de redenção e propiciação na reconciliação do homem perdido com o Deus Criador, porque isso produziu a paz.

PODER DE DEUS. Cristo é o poder de Deus. E todo o seu ministério deu provas cabais da manifestação das virtudes do Deus poderoso na sua vida. Os milagres e prodígios realizados pelo Senhor Jesus era o poder de Deus operando em favor dos homens.

E SABEDORIA DE DEUS. Cristo é a sabedoria de Deus. A prova disto é que o seu nascimento, vida, crucificação, morte e ressurreição tem levado multidões sem limites a mudarem de vida, a fim de serem seus discípulos, e portanto, novas criaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...