quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:14-15

1 Coríntios 3:14-15 - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
SE A OBRA QUE ALGUÉM EDIFICOU. Continua o autor falando a respeito dos trabalhos que cada um dos cooperadores realizam na obra de Deus, bem como das obras em geral dos filhos dos homens, durante esta peregrinação no planeta terra. Cabe lembrar que esta é uma metáfora, em que, de acordo com o contexto, Paulo fala dos testes que são submetidos os trabalhos que cada um faz na obra de Deus. O Senhor da seara está observando tudo, e pondo a prova a obra de cada um dos ministros do evangelho.

NESTA PARTE PERMANECER. Entende-se que, o escritor coloca o dedo em cima da intenção de cada um daqueles que dizem fazer a obra de Deus, porque a intenção é que gera atitudes. São na realidade muitas e diversas as intenções daqueles que supostamente se engajam na obra da igreja. Uns estão simplesmente praticando ativismo religioso, se suas intenções camufladas são para tirar proveito da igreja.

ESSE RECEBERÁ GALARDÃO. Mas, se alguém labuta legitimamente na obra de Deus, trabalhando com sinceridade, amor e dedicação às coisas de reino de Cristo, esse não perderá o seu galardão, porque o Senhor o recompensará. A vinda de Cristo será já um momento de recompensar aos servos de Deus (Apocalipse 22:12). Todos os remidos do Senhor irão receber o seu galardão diretamente de Cristo (2 Coríntios 5:10).

SE A OBRA DE ALGUÉM SE QUEIMAR. Conforme textos anteriores, a obra de cada um está sendo provada pelo fogo, e esse fogo, nos fala sobre as provações que são submetidos os servos de Cristo. Nos dias de hoje, esta sendo muito fácil servir a Cristo, porque ser cristão é status. Mas na época da igreja primitiva, ser um ministro do evangelho era ter que ser submetido as mais duras provas de fé.

SOFRERÁ DETRIMENTO. Naquela mesma época, em que Paulo escreveu esta carta, muitos estavam sendo provados pelos judaizantes, pelos falsos líderes dentro da comunidade cristã, pelos líderes das seitas heréticas, pelas heresias do gnosticismo e pelas autoridades romanas. E grande parte dos falsos obreiros estavam negando a fé e abandonando a obra. É justamente disto que está falando o apóstolo dos gentios.

MAS O TAL SERÁ SALVO. É baseado em texto como esse, que os calvinistas falam e defendem sobre a predestinação dos salvos e remidos em Cristo Jesus. Essa é uma doutrina inegável dentro das páginas do Novo Testamento, que ensina sobre a segurança daqueles que verdadeiramente acreditam no poderoso nome de Cristo Jesus. O debate entre a predestinação e o livre arbítrio continua até a eternidade.

TODAVIA COMO PELO FOGO. Salvos como pelo fogo. Este fogo, não tem nada há ver com um suposto purgatório, que alguns defendem ser. Também não é o fogo do inferno, onde serão lançados os mortos, que não tinham seus nomes escritos no livro da vida. Biblicamente falando, neste texto e no contexto do tema abordado por Paulo, este fogo fala das provações que cada um tem que passar para ser aprovado ou não para a obra do ministério. Admite-se, portanto, que o texto é de difícil interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...