sábado, 2 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:19-20

1 Coríntios 1:19-20 - Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
PORQUE ESTÁ ESCRITO. O texto que está diante de Paulo é uma citação livre que ele faz do Antigo Testamento, referente a Isaías 29:14 - Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes será aniquilado. Ou algo parecido com o salmos 33:10 - O Senhor desfaz o conselho dos gentios, e quebranta os intentos dos povos. Em todas as suas epístolas Paulo escreve “está escrito” se referindo as escrituras do Velho Testamento, tentando provar para os seus leitores, que Jesus de Nazaré era o Messias prometido nas Escrituras veterotestamentárias. E que a nova aliança de Deus com a humanidade é o cumprimento da antiga aliança de Deus com o seu povo Israel.

DESTRUIREI A SABEDORIA DOS SÁBIOS. O conhecimento secular era o tesouro da cultura popular da Grécia e, portanto, em Corinto como sendo o cérebro mesmo dos povos gentios da época de Paulo. Os poliglotas retóricos da boa oratória, faziam os seus discípulos aos milhares levando-os a crerem que a cultura era tudo na vida de uma pessoa. Mas, o evangelho das boas novas destruía a filosofia convencional dos gregos, quando transformava vidas pela eficácia da mensagem da cruz. Com isso o evangelho provava ser mais poderoso do que os conhecimentos teóricos dos gregos.

E ANIQUILAREI A INTELIGÊNCIA DOS INTELIGENTES. Os grandes oradores da cultura grega se achavam os homens mais inteligentes do mundo. Multiplicavam seus conceitos retóricos como sendo a fonte mesma de todo o conhecimento. Todavia, chegando de mansinho, o evangelho pregado por Paulo, convencia e tinha mais efeito na vida das pessoas, do que a cultura massificada e cauterizada na mente daqueles, que se deixavam dominar por conceitos e teorias vagas de palavras sem efeitos.

ONDE ESTÁ O SÁBIO? O sábio a que se refere Paulo, é justamente aquele que com habilidade faz a exposição de suas ideias, por meio de suas oratórias tecnicamente perfeitas, para convencer os seus ouvintes de que, a sabedoria secular é iluminadora.

ONDE ESTÁ O ESCRIBA? Os escribas deste texto eram os guardiões da sabedoria grega, em escritos das tradições e costumes milenares do conhecimento e dos documentos das civilizações mais remotas, daqueles povos ditos sábios. Os interpretes literários.

ONDE ESTÁ O INQUIRIDOR DESTE SÉCULO? Tanto os sábios dos discursos oratórios perfeitos, quanto os escribas interpretes dos documentos antigos da cultura grega, se perdiam diante da mensagem da cruz pregada por Paulo. Estes chamados inquiridores do conhecimento se tornavam nulos diante do Cristo crucificado anunciado por Paulo.

PORVENTURA NÃO TORNOU DEUS LOUCA A SABEDORIA DESTE MUNDO? A prova maior da veracidade desta expressão de Paulo é que, a mensagem da cruz tem sobrevivido e resistido ao tempo, chegando aos nossos dias com total potencialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...