quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:6

1 Coríntios 2:6 – Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam.
TODAVIA, FALAMOS. O escritor faz contraste entre a sabedoria que vem do alto e a sabedoria deste mundo. As pregações feitas nos trabalhos de evangelização de Paulo e seus amigos de ministério eram baseadas nas revelações do Espírito de Deus e os seus ensinos também tinha como fundamento o poder de Deus. Por isso que na cidade de Corinto existia uma igreja forte fundada, bem como em muitas partes do mundo civilizado daquela época. Quem fala pela sabedoria de cima prospera no que prega.

SABEDORIA. Esta é a sabedoria que vem do Alto, que procede de Deus, porque é dada pelo Espírito Santo e tem autoridade porque está carregada do poder de Deus. Esta sabedoria é a verdade transparente do evangelho, uma vez que representa a mensagem libertadora da graça de Deus para a humanidade. Esta sabedoria não é influenciada pelos interesses de quem a possui, porque ele glorifica somente a Cristo.

ENTRE OS PERFEITOS. Estes perfeitos, não quer dizer que são pessoas blindadas ao pecado, mas fala dos servos de Cristo, que buscam a santificação de vida. Estes perfeitos são aqueles que já alcançaram maturidade espiritual, que já passaram por muitas provações, mas que foram aprovados por Deus no realizar a sua vontade. A vida cristã é fundamentalizada na renúncia das coisas terrenas deste mundo.

NÃO, POREM, SABEDORIA. Agora, Paulo fala de um outro tipo de sabedoria, que é a sabedoria do homem natural. Este tipo de sabedoria se adquire pelo esforço pessoal, pela experiência de vida de cada um, bem como pelo acúmulo de conhecimentos das ciências humanas ou científicas. Este tipo de sabedoria terrena, não serve no que diz respeito aos mistérios do reino de Deus, porque esta sabedoria é humana e não espiritual. Tem muitas pessoas cheias desta sabedoria, mas vazias de Deus e da luz.

DESTE MUNDO. A sabedoria deste mundo só serve para que, os que são possuidoras dela se deem bem nos negócios desta vida. E geralmente este tipo de sabedoria terrena é usada em benefício próprio de quem a possui, para que tais pessoas possam alcançarem riquezas materiais e posições sociais mais elevadas. A sabedoria terrena está vinculada a astúcia dos seres humanos para enganar o seu próximo.

NEM DOS PRÍNCIPES DESTE MUNDO. O apóstolo dos gentios, fala sobre aqueles que ocupam posições importantes perante a sociedade, porque pela sabedoria terrena e pela astúcia conseguiram sobressair sobre os demais. A sabedoria usada pelos príncipes deste mundo é destrutiva, porque faz destas pessoas mais importantes do que os outros, quando se sabe que todos são iguais como seres humanos limitados.

QUE SE ANIQUILAM. A guerra por poder e influência faz com que as lideranças sociais, e até religiosas, se transformem em inimigas uma das outras, destruindo-se umas as outras. Esta é também uma predição escatológica de Paulo sobre as autoridades humanas, que vão se afunilando para o aniquilamento de todas, uma vez que, o cronograma das realizações de Deus aponta para o governo universal de um único Príncipe, que é Cristo Jesus, o Príncipe da paz, que também é Rei dos reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...