segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:1

1 Coríntios 2:1 - E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
E EU, IRMÃOS. O “eu” enfático do autor é para diferenciá-lo dos demais pregadores que já haviam neste tempo em que Paulo escreve essa sua carta, se apresentado naquela igreja. Simão, Apolo e outros que estavam se apresentando como pregadores naquela comunidade cristã eram diferentes de Paulo, porque certamente pregavam bonito, com seus discursos eloquentes, carregados de palavra emocionais. Paulo com simplicidade e humildade, falava da crucificação de Cristo pela humanidade.

QUANDO FUI TER CONVOSCO. Na sua Segunda carta aos Coríntios, Paulo fala de uma segunda visita a igreja de Corinto, e que estava se preparando para fazer a terceira viagem até aquela igreja. Mas, neste caso, é provável que o apóstolo dos gentios se refira a quando esteve pela primeira vez na cidade de Corinto para anunciar o evangelho de Cristo pela primeira vez, quando teve a oportunidade de fundar a igreja.

ANUNCIANDO-VOS. Ao ter se convertido do judaísmo para o cristianismo, Paulo passou mais ou menos três anos e meio, entre o deserto da Arábia e Damasco, depois foi a Jerusalém e saindo de lá, já começou sua grande missão em levar as boas novas de Cristo aos gentios. A cidade de Corinto, como centro cultural, era muito importante na estratégia de Paulo para evangelizar a grande região da Acaia e Macedônia. Corinto tinha destacado-se como berço da cultura grega, e Paulo chegava com o evangelho.

O TESTEMUNHO. O escritor fala a respeito do evangelho simples que ele pregava em suas campanhas evangelísticas no mundo gentílico. Os líderes legalistas não gostavam de pregar sobre o Cristo crucificado, porque isso era uma loucura. Apolo em suas pregações mais eloquentes estava mais voltado para a teologia do que para a mensagem da cruz. Mas Paulo pregava sobre a redenção e propiciação em Cristo.

DE DEUS. A mensagem anunciada por Paulo trazia consigo o conteúdo esclarecedor de que Deus, pelo seu grande amor enviou seu Filho Jesus para reconciliar todas as coisas com o Criador por meio da expiação de si mesmo, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus estava testemunhando ao mundo por meio de Jesus Cristo, porque o Filho de Deus também era o Emanuel, ou seja, Deus conosco.

NÃO FUI COM SUBLIMIDADE DE PALAVRAS. Os pregadores penetras, ao chegarem na igreja de Corinto, se adequavam a cultura local, no sentido de pregarem com eloquência e sabedoria humana. Com Paulo era diferente, porque ele não modificava a mensagem do evangelho por ele anunciado para agradar a quem quer que seja. Paulo se esforçava ao máximo, para que sua mensagem fosse sempre Cristocêntrica.

OU DE SABEDORIA. Em uma cidade voltada para a cultura, para a sabedoria humana e como berço do saber grego, os pregadores eram tentados a polir seus discursos para não serem rejeitados pelos seus ouvintes. Porem, Paulo não se amoldava as exigências do momento, mas pregava o mesmo evangelho, que era escândalo para os judeus e loucura para os gregos, o evangelho de Cristo, e esse crucificado. A eficácia do evangelho não depende da sabedoria de quem prega, porque ele é o poder de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...