sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:27

1 Coríntios 1:27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
MAS DEUS ESCOLHEU. A escolha de Deus. João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Foi Deus quem tomou a iniciativa nesta escolha dos que fazem parte do seu reino. Salmos 100:3 - Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez povo seu, e não nós, e ovelhas do seu pasto. A escolha de Deus faz parte de nossa eleição também.

AS COISAS LOUCAS. Não é que os cristãos são loucos, pelo contrário, os que optaram por seguir a Cristo, assim o fazem por serem inteligentes. O que Paulo esta escrevendo neste texto é que, aqueles que são considerados pelo mundo dos incrédulos como loucos, estes são os escolhidos de Deus. Os ímpios consideram os que buscam o reino de Deus em primeiro lugar como loucos. No entanto, é a estes que Deus os chama para lhe servir. O que é loucura para o mundo para Deus é a verdadeira sabedoria.

DESTE MUNDO. Deus escolheu as coisas loucas deste mundo. A palavra mundo neste texto não se refere ao mundo cósmico, e sim, ao mundo dos seres humanos. Paulo esta se referindo aos homens de forma genérica. Foi do meio da sociedade que Deus escolheu o seu povo, aqueles que são chamados para uma nova vida em Cristo, conforme os parâmetros do evangelho das boas novas. Dentre todos os seres humanos tem alguns que Deus olhou dos mais altos céus e disse você me pertence.

PARA CONFUNDIR. Esta escolha de Deus, das pessoas que a sociedade muitas vezes não dar nenhum valor, foram elas escolhidas pelo grande Deus para confundir os que se acham mais importantes na nata da sociedade. Os que se acham mais sábios e inteligentes se sentem confusos por ver que eles são rejeitados por Deus, enquanto que o Senhor chama para si os que são considerados como ninguém da sociedade.

AS SÁBIAS. Há uma certa perplexidade naqueles que fazem parte da elite da sociedade, o fato de que os que buscam as coisas que são de cima, tem sido os escolhidos e eleitos de Deus. Os que frequentam as melhores universidades e faculdades, como também os melhores centros de ensino científicos do mundo, não compreendem e desdenham dos mais simples e humildes, que pertencem ao povo que são eleitos por Deus para a salvação e a vida eterna. Tudo isso parece um paradoxo.

E DEUS ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DESTE MUNDO. Os cristãos são considerados como sendo um povo fraco e débil, pelos que se acham colunas das massas da sociedade. Os ricos e poderosos do mundo blasfemam do Criador, por ele ser seguido pelos que eles consideram as escórias da sociedade e que chamam de povinho crente.

PARA CONFUNDIR AS FORTES. Deus escolheu, os que são chamados pelo mundo de fracos e pobres, de povinho sem valor, de gente sem sabedoria e sem estudo, para confundir os que se acham fortes, os poderosos, os ricos e os que se acham sábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...