quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:3

1 Coríntios 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
PORQUE AINDA SOIS. Este “ainda” de Paulo, nos ensina que, os seus leitores não progrediram na caminhada espiritual, mas que a estagnação tomou conta de muita gente na igreja de Corinto. E isso não se devia ao fato de haver Paulo negligenciado no ensino da palavra de Deus, quando esteve fundando aquela comunidade cristã. Até porque, neste particular, o apóstolo dos gentios era cuidadoso, no sentido de só sair para outro campo missionário, depois de aplicar bem o discipulado cristão.

CARNAIS. Porque ainda sois carnais. Ser carnal, isso não significa dizer que a pessoa não tenha aceitado a Cristo como Salvador, mas o problema é que a pessoa ainda não aceitou, em muitos casos, a Cristo como Senhor. Quem aceita a Cristo como Senhor, sistematicamente, esta pessoa deixa de fazer a sua própria vontade para se submeter às doutrinas do evangelho de Cristo, e com isso vem a transformação de vida.

POIS, HAVENDO ENTRE VÓS INVEJAS. A inveja é uma das obras da carne, e que caracteriza de que a pessoa por ela possuída, ainda não é guiada pelo Espírito Santo de Deus. Este tipo de sentimento carnal leva a pessoa a buscar ser ou ter o que o outro é ou possui, mesmo que para isso, ela tenha que prejudicar o seu semelhante. No meio do povo de Deus, este tipo de sentimento não pode predominar de forma alguma.

CONTENDAS. Por conta do partidarismo prevalecente na igreja de Corinto, aquela comunidade cristã se tornou um campo de batalha, principalmente entre as lideranças eclesiásticas. Nos dias atuais, o que mais acontece são as contendas entre os que querem se destacar perante a igreja de Cristo, isso porque, os cargos e as posições elevadas na hierarquia da igreja são mais importantes do que a própria obra de Deus em si para alguns. Nestas guerras, muitos entram na carne para levar vantagens.

E DISSENSÕES. O autor fala por meio desta palavra, da falta de consenso, das discórdias, das disputas sobre assuntos diversos, das divergências de opiniões, da diversidade de partidos e das facções instaladas naquela igreja. Por conta de não ter uma linha de pensamento bem definida ainda, quanto às doutrinas cristãs, algumas comunidades cristãs passavam por esse problema, porque o Novo Testamento, como temos hoje, ainda não estava escrito e adotado como literatura cristã da igreja.

NÃO SOIS PORVENTURA CARNAIS? A inveja, as contendas, dissensões e outras características reinantes naquela igreja, fazia com que o apóstolo Paulo identificasse que muitos que faziam parte da comunidade cristã de Corinto, ainda não haviam sido transformados, conforme o poder libertador do evangelho de Cristo. O que falamos e o que fazemos é quem vai testificar se somos ou não regenerados pelo evangelho.

E NÃO ANDAIS SEGUNDO OS HOMENS? O andar é uma linguagem muito usada por Paulo para descrever o modo de vida de uma pessoa, porque fala de suas ações e atitudes como servos de Cristo ou não. Andar segundo os homens, neste caso, é viver conforme vivem os homens profanos deste mundo. Quem é verdadeiramente regenerado pelo evangelho da verdade, deve ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...