sábado, 23 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:6-7

1 Coríntios 3:6-7 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
EU PLANTEI. Não há dúvida que Paulo fala a respeito de suas atividades evangelísticas na cidade de Corinto, quando naquele lugar pregava o evangelho das boas novas de Cristo, com o objetivo de ganhar vidas para o reino dos céus. Com isso, o autor deixa transparecer que foi de fato ele, quem na realidade fundou a igreja cristã de Corinto. E que os seus leitores eram todos seus filhos na fé, porque nasceram quando o apóstolo esteve naquela cidade semeando o evangelho de Cristo pelo Espírito Santo.

APOLO REGOU. Também se percebe que Apolo veio a se integrar aquela igreja em Corinto, depois que ela já estava implantada pelo grande apóstolo Paulo. Certamente o próprio Paulo foi quem o levou para ajuda-lo no discipulado cristão e no ensino da palavra de Deus. A tradição cristã afirma que Apolo era um bom expositor da palavra de Deus e que tinha facilidade em pregar com eloquência as doutrinas cristãs.

MAS DEUS DEU O CRESCIMENTO. A obra de Deus, no que diz respeito à igreja de Cristo é perfeita, porque o Espírito Santo capacita os obreiros do Senhor para semear a palavra com os dons espirituais e ministeriais e o Deus Todo-poderoso faz a obra prosperar. O desenvolvimento espiritual do rebanho de Cristo é sempre acompanhado por Deus, ele que cuida em fazer progredir a igreja remida de Cristo em todo lugar.

POR ISSO, NEM O QUE PLANTA É ALGUMA COISA. Plantar neste caso é preparar o terreno, desde os primeiros momentos, e isso com muito trabalho, que foi o caso de Paulo, quando de sua missão em Corinto para levar o evangelho aquela gente. Ariscamos em dizer que Paulo estava combatendo neste texto qualquer possibilidade de idolatria a sua pessoa, bem como a Apolo na cidade de Corinto. A igreja de Cristo é sempre tentada a idolatrar seus líderes. É preciso se ter muito cuidado nisto.

NEM O QUE REGA. O regar, apontado pelo escritor, fala do discipulado cristão aos novos convertidos, como também o ensino adequado das doutrinas cristãs, com o objetivo de edificar a igreja do Senhor Jesus. Por conta de sua facilidade em ensinar a palavra de Deus, e porque os coríntios valorizavam muito a sabedoria, então, alguns estavam como quem querendo idolatrar a Apolo, o que Paulo prontamente combate.

MAS DEUS. O texto deste versículo é muito claro em deter qualquer forma de elevação de qualquer liderança cristã, em detrimento a pessoa bendita do grande Deus. Ninguém tem capacidade própria para fazer a obra de Deus. Quando Paulo pregava o evangelho das boas novas, ele era consciente de que, assim procedia pelo poder de Deus, com Apolo não era diferente, até porque seus dons vinham de Deus.

QUE DÁ O CRESCIMENTO. O que os embaixadores de Cristo têm que fazer é realizarem suas tarefas designadas pelo Espírito do Senhor, porque quanto a obra de Deus e o crescimento da igreja de Cristo é responsabilidade do grande Deus. Pensam errado, aqueles que acham que a igreja local é grande por conta de suas atividades em prol da obra de Deus. Quem dá o crescimento da igreja do Senhor Jesus e quem faz prosperar o desenvolvimento do rebanho do Senhor é Deus, ele que dá o crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...