segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:10

1 Coríntios 3:10 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
SEGUNDO A GRAÇA. Essa graça significa um favor não merecido da parte de Deus para com os seus escolhidos. Com isso, Paulo deixa bem claro que não tinha nenhuma condição de viver nem na presença de Deus, lhe servindo na obra do ministério, mas que esta graça multiforme do Deus de bondade e misericórdia lhe alcançou, bem como lhe capacitou para ser o que ele era na obra de Deus. Paulo se achava o mais miserável dos pecadores, por isso que era muito grato a esta graça que achou diante de Deus.

DE DEUS. Enquanto tinha um monte de gente fazendo oposição à pessoa de Paulo naquela igreja de Corinto, e principalmente ao seu ministério, como liderança principal da comunidade cristã de Corinto. Deus escolheu de forma majestosa a pessoa do apóstolo para ser o fundador daquela igreja amada. Essa graça na vida de Paulo não foi porque ele tivesse méritos para tanto, por isso que era tudo por graça de Deus.

QUE ME FOI DADA. Paulo não merecia tamanha capacitação da qual ele desfrutava com Deus, mediante a manifestação do Espírito Santo em sua vida, até porque ele foi, antes de se converter, um terrível perseguidor da igreja cristã. Mas, aprouve a Deus, que não leva em conta o tempo da ignorância, mas por misericórdia resolve chama-lo para uma tão grande obra no seu reino, e isso pela sua graça manifesta em sua vida.

PUS EU, COMO SÁBIO ARQUITETO. Na edificação de um grande edifício tem vários tipos de pessoas envolvidas, até que se veja o imponente prédio construído e edificado. No caso da igreja cristã de Corinto, Paulo se ver como o arquiteto, aquele que se debruça sobre o projeto e só sossega, quando ver a obra pronta. De todas as formas, o apóstolo dos gentios esteve envolvido naquela obra, seja diretamente por meio de suas atividades, seja por meio de Apolo, de Timóteo, de Tito e de outros.

O FUNDAMENTO. Como a cidade de Corinto era estratégica para a evangelização da Macedônia e da grande Acaia, Paulo investiu grande esforço e com muita sabedoria procurou de todas as formas implantar aquela comunidade cristã de Corinto. Este fundamento, sobre o qual fala o escritor, diz respeito as suas primeiras atividades, por meio de suas campanhas evangelísticas para ganhar vidas para o reino de Cristo.

E OUTRO EDIFICA SOBRE ELE. Este outro, pode ser o próprio Apolo, que certamente estava engajado na edificação da igreja de Corinto, quanto ao ensino das doutrinas cristãs. Mas, não foi somente Apolo que esteve envolvido com a obra de Deus em Corinto, depois de Paulo, a tradição cristã diz que o apóstolo Pedro esteve também em Corinto, bem como Timóteo e Tito, que na segunda epístola destaca bem isso.

MAS VEJA CADA UM COMO EDIFICA SOBRE ELE. Paulo demostra sua preocupação sobre aqueles, que depois dele deveriam se envolver com a edificação da igreja cristã de Corinto. Não somente isso, mas esta palavra nos instrui sobre que devemos, como ministros do evangelho de Cristo fazer a obra de Deus com total dedicação e absoluto esforço, dando o melhor de si mesmo, porque a igreja é de Cristo e não do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...