sábado, 2 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:21

1 Coríntios 1:21 - Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
VISTO COMO NA SABEDORIA DE DEUS. A sabedoria de Deus é infinita e ilimitada. Não há quem possa sondar os conhecimentos de Deus. O homem por mais inteligente que possa ser não tem a capacidade nem de começar a entender a insondável sabedoria do Criador. Basta olhar até onde vai a nossa visão míope ao nosso redor e quem é um pouco inteligente logo percebe pelas coisas criadas e sustentadas pelo poderoso Deus da sabedoria que o grande arquiteto do universo tem conhecimento de todas as coisas. Sua sabedoria é superior a tudo e a todos, ninguém é sábio como Deus.

O MUNDO. Na maioria das vezes em que as Escrituras se referem ao mundo, está se tratando dos seres humanos de forma genérica. Os homens que tem a sua disposição a imensidão das coisas criadas não direciona sua atenção na potencialidade de conhecer como deve o seu Criador. Tem pessoas que passam a vida toda em busca do conhecimento secular (e não há nada de errado nisto), mas, não dedicam um dia de suas atividades para buscar conhecer a Deus assim como ele é. Conhecer a Deus é acumular sabedoria para a eternidade e conhecimento para a vida eterna.

NÃO CONHECEU A DEUS. O mundo não conheceu a Deus. A prova disto é que a maioria dos seres humanos deram as costas para o seu Criador. Os homens mais arrogantes chegam à petulância tal de negarem a existência do grande arquiteto do universo. O orgulho dos ímpios é tão grande ao ponto de se manterem alienados do seu Criador, confessando com palavras ou por obras que Deus não existe. Tornam-se indiferentes para com o Senhor, vivendo como se não fossem dar conta dos seus atos perante o juiz dos vivos e dos mortos. São os incrédulos que negam a Deus.

PELA SUA SABEDORIA. Quanto mais os rebeldes se aprofundam nos conhecimentos seculares mais se distanciam do Deus Criador. Era para ser o contrário, quanto mais o homem adquirisse sabedoria era para tornar-se mais próximo do Deus da sabedoria, ele que é a fonte do conhecimento e da verdadeira inteligência. Mas, o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não compreenderem de que tudo de bom que adquirimos ou recebemos e temos provem do Deus Onisciente.

APROUVE A DEUS. Todavia é do agrado de Deus olhar para a terra e ver que existem aqueles que reconhecem a sua grandeza, que são justamente os seus servos e servas. O Criador tem neste vasto mundo dos seres humanos os seus queridos que foram iluminados com a sabedoria que vem do alto e receberam luz para conhecerem aquilo que lhes é permitido conhecer sobre o Deus Todo-poderoso, que sabe de tudo.

SALVAR OS CRENTES. São a estes que Deus o Pai agracia com sua bondade benevolente e com seu amor infinito. Dando-lhes a esperança de salvação e de vida eterna. Os que depositam a sua fé no Deus Criador são salvos da ignorância mundial.

PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO. Para o mundo dos indiferentes para com o Criador, a mensagem do evangelho parece loucura. Mas, para os que depositam a sua confiança no Deus Criador, a loucura da pregação é meio de libertação, salvação e vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...