terça-feira, 5 de dezembro de 2017

1 Coríntios 1:22-23

1 Coríntios 1:22-23 - Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
PORQUE OS JUDEUS. Os Judeus eram moradores da Judeia. Os israelitas que voltaram do cativeiro para a província da Judeia e os seus descendentes passaram a ser chamados de judeus, porque a maioria deles eram da tribo de Judá (Esdras 4:12 e Neemias 1:2). Já no Novo Testamento o termo também é usado para designar aqueles que seguiam o judaísmo e que, às vezes, atacavam a fé cristã, chegando a perseguir os cristãos (Mateus 28:15, João 1:19, Atos 14:19). Jesus teve muitos problemas com os seus compatriotas Judeus que passaram a prossegui-lo por questões religiosas.

PEDEM SINAL. Os Judeus estavam tão cegos quanto à vinda do Messias, que não perceberam que Jesus de Nazaré era a chegada do Cristo de Deus. Quanto a esta expressão usada por Paulo ela é confirmada no Novo Testamente em passagens tais como Marcos 8:11-12 - E saíram os fariseus, e começaram a disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu. João 4:48 - Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Eles queriam provas de que Jesus era o Messias de Deus.

E OS GREGOS. Os Gregos eram os cidadãos da Grécia. (Atos 16:1) Nos fala a respeito de Timóteo que era filho de uma judia, porem o seu pai era da Grécia. (Romanos 1:16) Diz que o cidadão grego era para os Judeus aqueles que não eram Israelitas. (Atos 6:1) Também eram considerados gregos os Judeus que falavam o idioma grego e que viviam na dispersão, chamados helenistas. E grego era o idioma pelo qual foi escrito o Novo Testamento. Este idioma foi importante na expansão do evangelho de Cristo.

BUSCAM SABEDORIA. A filosofia, a cultura e a língua dos gregos se espalharam pelo mundo bíblico no tempo das conquistas de Alexandre, o imperador romano. Os grandes oradores dos tempos bíblicos do Novo Testamento eram os gregos que cultuavam a sabedoria como única fonte de iluminação do intelecto humano. A busca por conhecimentos gerais era mesmo o que mais ocupava as atividades dos povos da Grécia, que ficava no sul da Europa, incluindo cidades significativas daquela época.

MAS NÓS PREGAMOS A CRISTO CRUCIFICADO. Enquanto os Judeus pediam sinais e os Gregos buscavam a sabedoria secular. Os pregadores das boas novas do cristianismo pregavam sobre o Messias de Deus, que foi o enviado e ungido de Deus, Jesus de Nazaré, que por sua vez, como Cordeiro de Deus, era o Cristo crucificado. O mesmo que serviu de expiação e de propiciação pelos nossos pecados em um ato de reconciliação entre os homens e o Deus Criador, por meio da sua propiciação.

QUE É ESCÂNDALO PARA OS JUDEUS. Os Judeus viam a crucificação de Jesus de Nazaré como uma maldição, sem entenderem que ele foi maldito em nosso lugar. Como também viam este fato como um escândalo religioso e político na sociedade.

E LOUCURA PARA OS GREGOS. Para os Gregos a pregação da cruz era uma coisa de louco. Para os que se achavam os sábios da filosofia Grega uma mensagem de um homem crucificado no madeiro não tinha nenhum valor. Eles não criam na redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...