sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:10

1 Coríntios 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
MAS DEUS. O escritor fala de acesso da parte dos escolhidos às coisas de Deus, principalmente as revelações dos seus mistérios para seus filhos. Isso também nos ensina sobre comunhão, que havia entre Deus, Adão e Eva, ainda no Jardim do Éden, antes da queda, mas que foi obstruída pela desobediência, sendo restaurada por meio da reconciliação realizada por Cristo. Também aprendemos sobre o interesse de Deus em presentear seus filhos com seus dons mais preciosos, e isso é muito importante.

NO-LAS REVELOU. O homem natural adquire seus conhecimentos por meio dos sentidos naturais, tais como visão, audição, tato, paladar e olfato. Os servos de Deus vão além disto, porque eles recebem da parte de Deus outros meios que vão além dos sentidos físicos. A revelação é o desvendamento das coisas espirituais para aqueles que Deus quer se revelar. Geralmente a revelação vem por intervenção de Deus.

PELO SEU ESPÍRITO. Agora, o apóstolo mostra a fonte e o canal pelos quais os servos de Deus recebem as revelações dos mistérios do Pai, que é pelo Espírito de Deus. Na antiga dispensação eram vários os meios desta revelação. Na implantação da nova dispensação veio por meio de Jesus Cristo. Mas depois da descida do Espírito Santo, neste tempo presente, é justamente o Espírito de Deus quem revela as coisas de cima.

PORQUE O ESPÍRITO. Tanto na frase anterior quanto nesta, a palavra “Espírito” está posta com sua inicial maiúscula, e isso significa dizer que o escritor está efetivamente se reportando sobre o Espírito Santo, ele que hoje é o representante direto de Deus Pai e Deus Filho no planeta terra. Antes de sua morte, ressurreição e ascensão para se assentar a destra de Deus Pai, o próprio Jesus prometeu enviar o Paráclito, que o substituiria em sua missão na terra, e ele está conosco até o arrebatamento da igreja.

PENETRA TODAS AS COISAS. Essa colocação de Paulo sobre o Espírito Santo nos faz entender que o Espírito de Deus sabe de todas as coisas. Até porque ele é divino, e como tal é também Onisciente, ou seja, conhece e perscruta todas as coisas, seja na terra, seja também nos céus. Além de que, o Espírito Santo como Deus, ele está presente em todos os lugres revelando a vontade e os planos de Deus para cada vida.

AINDA AS PROFUNDEZAS. No caso dos seres humanos, o seu espírito sabe de quase todas as coisas que já aconteceram na vida de cada um. O espírito do homem é o seu banco de memória, onde se guardam todos os fatos. No caso de Deus o Pai, não é diferente, o seu Espírito sabe de todas as coisas do Deus Criador, porque ele é o Espírito de Deus, e como tal, tem pleno conhecimento dos planos e projetos de Deus.

DE DEUS. Quando Paulo fala sobre as profundezas de Deus, isso nos revela tudo que diz respeito à essência do Pai. E quando se diz que o Espírito Santo penetra as profundezas de Deus, isso fala de unidade em essência, bem como em propósitos e intenções. O próprio Deus quem prometeu o derramamento do seu Santo Espírito, Cristo confirmou o cumprimento desta promessa do Pai, e a igreja de Cristo vive, pela presença do Espírito Santo, o cumprimento desta importante promessa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...