domingo, 31 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:22-23

1 Coríntios 3:22-23 - Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso. E vós de Cristo, e Cristo de Deus.
SEJA PAULO. Este texto fala sobre os partidos religiosos que haviam na igreja cristã de Corinto. Existiam naquela comunidade cristã os que defendiam, até de maneira justa, que a principal liderança daquela igreja era Paulo, por ser ele o seu fundador. Nem mesmo assim, o apóstolo dos gentios concordava com a forma em que eles se comportavam com tal realidade, isso porque, em hipótese alguma, Paulo aceitava qualquer tipo de idolatria, nem a sua pessoa, nem a qualquer líder do cristianismo.

SEJA APOLO. Os historiadores do cristianismo comentam que o partido de Apolo, ou seja, aqueles que queriam que Apolo fosse à liderança principal daquela igreja, era até maior do que o partido de Paulo. Essa tendência se dava pelo fato de que Apolo era um cristão que pregava o evangelho com eloquência e sabedoria. Como os coríntios valorizavam muito a sabedoria, a retórica e a oratória, então, gostavam de Apolo.

SEJA CEFAS. Cefas é Pedro, que na igreja de Corinto representava os líderes legalistas da igreja matriz de Jerusalém, bem como os demais apóstolos originais de Jesus. Não se sabe quais atividades Pedro exerceu naquela igreja, mas é certo dizer que tinha na igreja de Corinto, alguns que desejavam que Pedro se tornasse o líder daquela comunidade cristã. Apesar disto ser a quebra do acordo registrado em Gálatas capítulo dois, em que Pedro não deveria invadir os campos missionários de Paulo.

SEJA O MUNDO. O mundo, neste caso, se refere a todas as coisas que existe nesta dimensão da vida, em que Deus deu aos filhos dos homens para desfrutarem, vivendo da melhor maneira possível. Todas as coisas foram criadas por Deus para o benefício da humanidade, principalmente para que seus filhos desfrutem do melhor da terra. Quando se busca fielmente o reino de Deus, as demais coisas nos são acrescentadas.

SEJA A VIDA, SEJA A MORTE. A vida é o bem mais precioso de um ser humano, e o Criador nos tem dado a vida para que vivamos bem nesta dimensão da existência, e por fim, desfrutemos da vida eterna em Cristo Jesus, ele que é a ressurreição e a vida. A morte física não deve ser vista como algo terrível na perspectiva cristã, porque ela é o portal que se abre para os servos de Deus venham a entrar no repouso eterno.

SEJA O PRESENTE, SEJA O FUTURO, TUDO É VOSSO. O presente se apresenta como um estágio em que o Criador nos permite sermos humanos, como experiência e preparação para um futuro melhor. O futuro se desponta na vida dos remidos de Cristo como a esperança do cumprimento de preciosas promessas de Deus para os seus. Tudo de bom que há nesta vida e na próxima é o bem maior do Criador para nós.

E VÓS DE CRISTO, E CRISTO DE DEUS. Quanto aos leitores desta carta, bem como a todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo, são todos propriedades peculiares de Cristo, porque o Senhor nos comprou para se mesmo. Cristo é de Deus, porque ele é o Filho do Deus Altíssimo. A prova de que Cristo é de Deus é que o Pai esteve aprovando tudo que o Filho fez na terra, e o exaltou, o colocando a sua destra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...