sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:9

1 Coríntios 2:9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
MAS, COMO ESTÁ ESCRITO. O texto que temos neste versículo, não se pode ver como está exposto em nenhuma parte do Velho Testamento, mas Paulo pode se referir a várias passagens da literatura religiosa dos hebreus. Em várias partes dos seus escritos Paulo usa esta frase para dar autoridade aos temos desenvolvidos por ele em suas cartas, fundamentalizando suas doutrinas, nas literaturas conhecidas dos seus leitores, seja do Cânon já aceito por eles ou de outros escritos conhecidos do mundo religioso.

AS COISAS QUE O OLHO. O mais perto desta citação que nós encontramos no Velho Testamento é o que escreveu o Profeta Isaías 64:4 - Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. Neste texto, bastante conhecido, o profeta fala da forma como Deus trabalha em prol dos que nele esperam e confiam.

NÃO VIU. O olhar fala de visão, como também de um dos sentidos humanos de grande valia e importância, por onde os filhos dos homens adquirem o conhecimento das coisas. A visão humana tem a capacidade de ver as coisas físicas, palpável desta terra, e isso está disponível para todos os seres humanos que tem o privilégio de ver. Mas as coisas espirituais, somente aqueles dotados de visão celeste podem enxergar.

E O OUVIDO NÃO OUVIU. O ouvido também é um outro órgão do corpo humano que está disponível para quase todos os filhos dos homens, bem como para a maior dos animais. A audição também é um canal por onde se adquire o conhecimento das coisas terrenas. No entanto, quem é espiritual pode ouvir coisas espirituais, que foge do sentido da audição humana, e isso aconteceu com Paulo (2 Corintos 12:2-4).

E NÃO SURIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM. São vários os canais pelos quais o homem pode adquirir o conhecimento do mundo exterior, seja pela visão, audição, tato, paladar, olfato e etc. Mas, os mistérios de Deus não chegam até nós pelos meios naturais, porque são coisas espirituais que dependem da revelação e da visão que o Espírito de Deus dá aos servos de Cristo. O homem natural não alcança isso.

SÃO AS QUE DEUS PREPAROU. Essa é uma mensagem linda para todos que vivem pela fé, porque eleva os filhos de Deus, além dos que são simplesmente seres humanos naturais. Quem busca o reino de Deus com toda a sua alma, tem a sua disposição coisas extraordinárias que vê além do que é terreno, material e passageiro. Viver com Cristo e para Cristo é tocar nos mais altos céus, sem, no entanto, ter que sair da terra.

PARA OS QUE O AMAM. O escritor fala sobre aqueles que exercem sua fé genuína na pessoa bendita de Cristo Jesus, estes mesmos que passaram por um verdadeiro arrependimento, nasceram de nova, foram transformados pela regeneração espiritual e que amam ao Senhor de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Estes são aqueles que renunciam as coisas que o mundo oferece, bem como as concupiscências da carne, para fazerem e executarem a soberana vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...