sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:5

1 Coríntios 3:5 - Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
POIS, QUEM É. Neste texto, o escritor busca acabar com o partidarismo e o faccionismo na igreja cristã de Corinto, mostrando que nem ele nem também Apolo são dignos de terem seguidores. Alguns afirmam que havia uma disputa entre Apolo e Paulo pela liderança da igreja cristã de Corinto, o que não era verdade, até porque, eles eram amigos de ministério, sendo Paulo quem indicava Apolo para fazer missões em algumas igrejas fundadas pelo próprio Paulo. Portanto, eles eram amigos.

PAULO. Quem é Paulo? Quanto à igreja cristã de Corinto, ele era o fundador daquela comunidade cristã, e, portanto, pai na fé de quase todos os seguidores de Cristo naquela igreja. Quanto ao cristianismo, Paulo foi, na época da igreja cristã primitiva, o maior missionário transcultural, levando as boas novas do evangelho de Cristo na Europa e Ásia, e fundando igrejas cristãs em todas as nações do mundo de sua época.

E QUEM É APOLO? Quanto à igreja cristã de Corinto, ele era um missionário cristão, provavelmente consagrado ao ministério por Paulo, e que estava cumprindo missão importante como ensinador das doutrinas cristãs naquela cidade, tendo sido instruído por Paulo sobre as coisas da nova dispensação da graça de Deus. Como conhecedor que era das literaturas religiosas dos judeus, convencia a muitos de que Jesus de Nazaré era de fato e na verdade o Messias prometido por Deus nas Escrituras.

SENÃO MINISTROS. Neste caso, ser ministro de Cristo, era ser um representante legítimo do seu reino aqui na terra. De forma que, Paulo tenta esclarecer aos seus leitores que, tanto ele quanto Apolo, não eram merecedores de ter seguidores, porque no cristianismo, a única pessoa digna de ter discípulo é Cristo Jesus, ele que é o verdadeiro Mestre. Paulo e Apolo eram simples representantes de Cristo na terra.

PELOS QUAIS CRESTES. No caso de Paulo, quando esteve fazendo suas campanhas evangelísticas naquela cidade, bem como quanto esteve aplicando o discipulado cristão naquela igreja, ele foi apenas instrumento do Espírito Santo para pregar o evangelho de Cristo para seus leitores. E depois, Deus estava do mesmo modo usando a Apolo para edificar a fé dos irmãos, naquela comunidade cristã abençoada.

E CONFORME O QUE O SENHOR DEU. É provável que o apóstolo dos gentios esteja se reportando aos dons espirituais e ministeriais que ele e Apolo exerciam em benefício da igreja cristã de Corinto. Quando Paulo pregava com poder e virtude e quando Apolo pregava com eloquência e sabedoria, estes dons exercidos por eles, não eram propriedades deles próprios, mas o Senhor quem os capacitava para tal missão.

A CADA UM. Ninguém é igual ao outro, nem nas coisas desta vida, nem tão pouco quanto às coisas do reino de Deus. Assim sendo, Deus usava a Paulo de uma maneira como também usava a Apolo de outra maneira, porem, no final das contas, tudo era para honra e glória no nome de Jesus Cristo. O problema não estava entre Paulo e Apolo, que eram amigos de ministério. O problema da divisão estava na igreja de Corinto, que era tendenciosa ao partidarismo, isso porque eles gostavam das disputas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...