domingo, 24 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:8-9

1 Coríntios 3:8-9 - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
ORA, O QUE PLANTA. Paulo usa mais uma de suas metáforas representativas da vida prática da agricultura, para expressar verdades espirituais aos seus leitores. O que planta é o agricultor que prepara o terreno e lança sua semente no solo. No que diz respeito às coisas do reino de Deus, o que planta é aquele que faz os trabalhos de evangelização para levar a semente do evangelho aquela pessoas que ainda não conhecem a Cristo Jesus, com o objetivo de colher vidas para o reino dos céus.

E O QUE REGA SÃO UM. O que rega é aquele que cuida da lavoura, limpando as ervas daninhas, muitas vezes aguando com água, quando as chuvas não são suficiente, bem como colocando adubos para fortalecer as plantas. No que tange a obra da igreja, o que rega é aquele que sustenta o povo de Deus com a doutrina da palavra do Senhor. Paulo plantou, Apolo regou, porque ambos os dois são um na obra de Deus.

MAS CADA UM RECEBERA O SEU GALARDÃO. O autor fala a respeito da recompensa pelas suas atividades em prol da obra de Deus. Se os homens injustos retribuem aos seus trabalhadores quando estes exercem seus trabalhos a serviços dos tais. Muito mais Deus que é justo e reto em tudo, ele com certeza cuida em retribuir a cada um segundo o que for merecedor. Ninguém trabalha de graça para Deus em sua obra.

SEGUNDO O SEU TRABALHO. Essa é a lei da colheita, segundo a semeadura, baseada na justiça de Deus. Muitas vezes, em se tratando das relações de trabalho dos filhos dos homens, se percebem as injustiças humanas, em que muitos trabalham pouco e ganham muito, outros trabalham muito e recebem pouco. Mas, no caso da obra de Deus, e a recompensa que vem do alto, Deus dará a cada um segundo o seu trabalho.

PORQUE NÓS SOMOS COOPERADORES DE DEUS. O escritor deixa bem claro que trabalha para Deus como cooperadores do seu reino, esperando a recompensa que vem do alto e não dos homens. Por isso que, Paulo e seus amigos de ministério, nas igrejas gentílicas, não recebiam salário dos homens, nem das igrejas nem de quem quer se seja para realizar a obra de Deus, porque ele sabia que trabalhava para Deus.

VÓS SOIS LAVOURAS DE DEUS. Em João 15:2-4 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Em (João 15:1) diz que Deus é o Lavrador, mas nós a lavoura.

E EDIFÍCIO DE DEUS. Da metáfora da agricultura, o escritor passa para a metáfora da arquitetura, ao falar do povo de Deus como um edifício de Deus. Quando Paulo fala sobre este assunto, ele termina dizendo que nós somos templos de Deus e morada do Espírito Santo. Na realidade, na construção de um edifício tem os trabalhadores, porem, todo o projeto depende do arquiteto ou engenheiro. A igreja de Cristo tem Deus como o grande arquiteto, ele que fez todo o projeto e desenvolveu toda a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...