terça-feira, 12 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:2-3

1 Coríntios 2:2-3 - Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
PORQUE NADA ME PROPUS SABER ENTRE VÓS. É provável que o autor se refira a quando ele esteve entre os seus leitores para levar o evangelho, como primeiro missionário cristão naquela cidade. Chegando naquele lugar, o que interessava para o apóstolo dos gentios era pregar as boas novas aquelas pessoas e vê-los se entregando totalmente ao reino de Deus. Chegando em Corinto, Paulo não procurou saber como eram os costumes e as tradições daquela gente, mas se ocupou em anunciar a Cristo.

SENÃO A JESUS CRISTO. É de se pensar que Simão ao chegar naquela igreja procurou saber como eram as tradições daquele lugar, no sentido de não desagradar aos seus ouvintes. O mesmo pode-se dizer quanto a Apolo, ele que com sua sabedoria humana e sua eloquência oratória, propôs em pregar o que agradava ao povo. Enquanto que a única preocupação de Paulo era fazer conhecido a Jesus Cristo, o Salvador de todos.

E ESTE CRUCIFICADO. Mais uma vez, nesta sua carta, o escritor nos faz saber que suas pregações em Corinto eram essencialmente Cristocêntricas. Já os líderes legalistas de Jerusalém, ao chegarem no mundo gentílico procuravam evitar em falar da crucificação de Jesus, porque isso era escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Não para Paulo, que explicava no evangelho os benefícios da redenção.

E EU ESTIVE CONVOSCO. Não temos como saber se Paulo se refere também a sua segunda visita, ou se ele apenas se reporta a sua primeira visita a Corinto, quando de sua campanha evangelística naquela cidade para fundar aquela comunidade cristã. Os leitores desta carta sabiam do que Paulo estava escrevendo e de como a presença do apóstolo dos gentios foi importante para eles e ainda seria também.

EM FRAQUEZA. Não se sabe ao certo sobre que tipo de fraqueza se refere o escritor, mas podemos conjecturar que Paulo pode estar se referindo ao seu estado de saúde. Na sua Segunda carta aos Coríntios o autor fala a respeito de um espinho na carne, o que os comentaristas chamam de enfermidade, que poderia ser problemas de visão, ou enfermidades outras, como ataque de malária, bem como ataques epiléticos. Já os críticos chegam a afirmar que Paulo estava meio frio na fé e desanimado da missão.

E EM TEMOR. Ao mesmo instante, o apóstolo dos gentios estava tomado de temor que o fazia se esforçar ao máximo para não desistir da sua missão, mesmo que tivesse de passar por momentos de perigos. O temor positivo é motivador porque leva aos servos de Cristo a irem até as últimas consequências em realizar suas missões em prol do reino de Cristo. Paulo sabia que estava realizando aquela obra na presença de Deus.

E EM GRANDE TREMOR. Já este tremor citado pelo escritor, diz respeito a seus receios humanos de que a qualquer momento poderia ser atingido pelo perigo e até mesmo pela morte. Antes de chegar à cidade de Corinto Paulo tinha sido expulso de Atenas, pelos opositores do evangelho. Portanto, ainda restava em seu coração o receio de que em Corinto, as coisas dessem erradas. Este tremor fala do medo de alguma coisa contrária, como também é uma defesa natural contra os perigos eminentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...