1 Coríntios 2:4 - A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder.
A MINHA PALAVRA. Com quem Paulo se comunicava, ele não falava de outra coisa, senão do evangelho das boas novas de Cristo. O apóstolo dos gentios se achava muito devedor ao Senhor Jesus pelas grandes e preciosas promessas que o Mestre lhe havia já feito, principalmente no tocante a vida eterna. Além de que, sua missão era sempre levar cativos os seus ouvintes ao conhecimento de Cristo, como um missionário do reino de Deus, e com isso, não perdia a oportunidade de falar do Senhor Jesus.
E A MINHA PREGAÇÃO. Neste caso, o escritor fala de suas campanhas evangelísticas em que ele juntamente com seus companheiros de ministério se propuseram em pregar o evangelho libertador do Senhor Jesus aos moradores de Corinto. E depois de conquistar vidas para o reino dos céus naquela cidade, então, tinha início uma nova etapa, que era efetivamente o discipulado cristão, com as doutrinas cristãs.
NÃO CONSISTIRM EM PALAVRAS. Como Paulo havia recebido as revelações do evangelho diretamente dos céus, ele pregava e ensinava de modo diferenciado, porque suas mensagens eram carregadas de poder e da sabedoria que vem do Espírito de Deus. Um elemento diferenciador nos trabalhos de Paulo era de que ele não fazia prosélitos para si mesmo, mas ganhava discípulos para o reino de Deus e de Cristo.
PERSUASIVAS. Certamente há nesta expressão de Paulo, um tom de crítica àqueles que se infiltraram na igreja de Corinto, com o objetivo de criar facções naquela comunidade cristã. Eles que usavam da persuasão e dissimulação para conquistarem para si mesmo prosélitos e não para Cristo. No caso de Paulo, ele falava e pregava com sinceridade o evangelho da verdade, mesmo que tivesse de desagradar a alguns.
DE SABEDORIA HUMANA. Não há dúvida que o escritor se refere ao modo de pregar dos seus oponentes naquela igreja, sejam os líderes legalistas da igreja matriz, sejam os pregadores de filosofias da religião. O apóstolo dos gentios falava e pregava com a sabedoria que vem do alto, mediante a revelação dos mistérios de Deus, sendo usado pelo Espírito de Deus. E suas palavras não eram meras locuções de falas vazias, porque suas pregações estavam acompanhadas do poder que vinha de Deus e de Cristo.
MAS EM DEMONSTRAÇÃO DE ESPÍRITO. A palavra “Espírito” em nossa versão bíblica esta com a primeira letra maiúscula, indicando que Paulo falava e pregava, não com base em sabedoria meramente humana, mas ele dependia das revelações do Espírito Santo de Deus para transmitir suas mensagens. Hoje, o que mais têm são pregadores cheios da sabedoria humana, porem, vazios da presença do Espírito Santo.
E DE PODER. Em demonstração de Espírito e de poder, isso nos ensina sobre a pregação acompanhada de autoridade que vem de Deus, sobre a vida e as palavras de quem prega o evangelho de Cristo. A manifestação deste poder, nas mensagens transmitidas por Paulo era vista, quando as pessoas se rendiam para Cristo, o aceitando como Senhor e Salvador. Além de que, o que ele falava se cumpria na vida das pessoas, porque eram palavras ditas pela direção do Espírito de Deus e de Cristo.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.