terça-feira, 19 de dezembro de 2017

1 Coríntios 2:14

1 Coríntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
ORA, O HOMEM NATURAL. Quem é o homem natural? É todo ser humano, homem ou mulher, que ainda não nasceu de novo, pelo poder regenerador do Espírito Santo de Deus. O homem natural é aquele que vive para as coisas desta vida, que busca somente as coisas materiais e não o reino de Deus, e que vive dominado pelas concupiscências da carne. O homem natural é aquele que se deixa levar pela incredulidade, é o ateu, confesso ou não, é o homem ímpio que vive para a maldade.

NÃO COMPREENDE A COISAS. O homem natural compreende todas as transações desta vida terrena, em que se envolve, menos as coisas concernentes ao reino de Deus. Com sua inteligência, muitos dos filhos dos homens chegam a altas posições sociais, econômicas ou políticas, mas no que diz respeito às coisas do Espírito de Deus é um zero a esquerda. Não se interessa pelas coisas espirituais do evangelho.

DO ESPÍRITO DE DEUS. O Espírito de Deus é aquele que veio do Pai, enviado por Cristo para dar continuidade à missão de Cristo para com a sua igreja. Ele é o revelador dos mistérios do reino de Deus, e todo aquele que tem o Espírito Santo, tem conhecimento da vontade do Deus de amor. É o Espírito Santo quem está preparando os remidos de Cristo para a vida eterna, por meio do arrebatamento da igreja amada de Cristo Jesus.

PORQUE LHE PARECEM LOUCURA. Para os pregadores da legislação de Moisés, para os ensinadores das filosofias sufistas e para os defensores do gnosticismo, estas ideologias que estavam predominando em Corinto, falar das coisas do Espírito Santo era insanidade mental. Por isso que, alguns que faziam oposição a Paulo naquela igreja diziam que Paulo estava delirando sobre as revelações em que ele pregava.

E NÃO PODE ENTENDÊ-LAS. Os tais que citamos no parágrafo anterior, entendiam muito bem as fábulas artificiais dos judaizantes, compreendiam tudo que se falasse das coisas deste mundo, bem como eram versados nas filosofias sufistas do gnosticismo. Porem, não entendiam nem compreendiam coisa alguma dos mistérios de Deus, isso porque, não tinham o Espírito de Deus, que é o revelador do evangelho.

PORQUE ELAS SE DISCERNEM. Este discernimento, sobre o qual o escritor fala, nos ensina justamente sobre a inteligência espiritual de compreender as coisas espirituais reveladas pelo Espírito de Deus, sobre as coisas do evangelho de Cristo. Quem vive para a carne, não compreende as cosas do Espírito, porque a carne luta e guerreia contra as coisas do Espírito para cegar o entendimento espiritual do homem natural.

ESPIRITUALMENTE. A dimensão das coisas de Deus, não se sabe pela sabedoria meramente humana, as coisas que procedem das promessas de Deus, baseadas na sua palavra, o homem terreno não dá crédito, isso porque, os homens materialistas não acreditam nas realidades espirituais. Da mesma forma, as coisas do Espírito de Deus, parecem não existir para o homem natural. No entanto, elas são reais para os que nasceram de novo pelo poder da regeneração espiritual, os que são filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...