quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:1

1 Pedro 1:1 - Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.
PEDRO. Pedro também é chamado de Simão. Ele é o irmão de André, os dois primeiros discípulos que Cristo convidou para serem pescadores de homens, e não mais de peixes. Simão, filho de Jonas, pescador de Betsaida da Galileia, foi incluído no número dos 12 Apóstolos, negou a Cristo três vezes na hora da provação. Confessou que Cristo era o filho de Deus, era o discípulo mais chegado de Jesus dentre todo o grupo dos doze, e provavelmente o porta voz de todos. Teve uma grande importância para o ministério de Cristo, e exerceu um papel fundamental no início da igreja primitiva. Era uma pessoa de temperamento forte, ao que tudo indica só veio a se converter de verdade, depois da ressurreição de Cristo, apesar de andar e seguir a Cristo, o Mestre.

APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. A menção feita pelo autor como apóstolo de Jesus Cristo confere autoridade ao conteúdo de sua epístola. Até porque o título de apóstolo neste tempo da igreja primitiva estava revestido de uma importância muito grande. Enquanto Cristo estava entre o grupo dos doze, todas as atenções estavam voltadas para o Mestre, dada a sua importância para o cristianismo, com a saída de Cristo da terra, o grupo dos doze passou a ter um papel fundamental como autoridade da igreja. E Pedro se encaixa bem no perfil de apóstolo, pelo fato de que ele esteve o tempo todo com Jesus, durante o seu ministério. Além do mais, sempre foi um homem de confiança de Cristo, que contava com acesso direto ao Mestre.

AOS ESTRANGEIROS DISPERSOS. Algumas versões dizem: Aos eleitos e forasteiros na terra, o que dá uma compreensão mais clara do texto. Sobre os eleitos, o próprio Cristo falou o seguinte: João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Quando o autor fala sobre “estrangeiros” é porque na verdade a nossa pátria não é o planeta terra, mas sim, a futura nova Jerusalém. Estamos de passagem aqui na terra, mas a nossa morada eterna é no céu, com Deus e com Cristo. O evangelho classifica os seguidores de Cristo como estrangeiros e peregrinos na terra. O mundo não é nossa morada permanente.

NO PONTO, GALÁCIA, CAPADÓCIA. Quanto a “Ponto” como lugar geográfico podemos dizer que temos com esse nome uma faixa costeira ao norte da Ásia Menor, e que se estende desde a Bitínia, no ocidente, até às terras altas da Armênia, ao oriente. Sobre “Galácia”, essa foi a área explorada por Paulo, em sua primeira viagem missionária, no centro da Asia Menor, onde se situavam as cidades de Antioquia da Pisídia, Listra, Icônio e Derbe. “Capadócia”, província romana que ficava na parte leste da Ásia Menor(At 2:9). Estas eram regiões geográficas onde o evangelho chegara plenamente.

ÁSIA E BITÍNIA. “Ásia”, ficava na porção noroeste da Asia Menor, onde haviam as cidades de Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, Esmirna, Lileu e Trôade. Já sobre “Bitínia”, ficava no extremo norte da Ásia Menor, margeando o mar Negro. Todas estas cidades Estados, representavam o destino (a princípio) desta carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...