quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:22

1 Pedro 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.
PURIFICANDO AS VOSSAS ALMAS PELO ESPÍRITO. O Espírito Santo tem um papel fundamental na vida de todos os remidos em Cristo Jesus. Tudo começa no novo nascimento que é produzido por ele (João 3:3,5). Somos guiados a seguir no caminho do evangelho de Cristo Jesus por meio de sua direção (Romanos 8:14). Estamos sendo transformados na imagem do Filho de Deus pelo sua influência direta em nossas vidas (2 Coríntios 3:18). Desenvolvemos os bons frutos cristãos como virtudes do reino de Cristo por meio do Espírito de Deus (Gálatas 5:22). Nos envolvemos com os dons espirituais porque o Espírito do Senhor é quem nos dá (1 Coríntios 12:7-11). Todas estas dádivas e muitas outras do Espírito de Deus em nossas vidas é que nos purifica.

NA OBEDIÊNCIA A VERDADE. Sendo guiados pelo Espírito de Deus é que somos levados a viver em obediência ao evangelho do Senhor Jesus Cristo. Porque ninguém por si mesmo teria condições de seguir as boas recomendações da nova aliança de Deus com a humanidade. De forma que o Senhor nos chama para o seu reino e luz, além do mais, nos enche do seu Santo Espírito, a fim de nos ajudar a seguir nas pisadas do Mestre. Esta “verdade” a que se refere o escritor, diz respeito às normas estabelecidas pelo evangelho da verdade. Normas estas que não são pesadas e nem difíceis de seguir, porque o Espírito de Cristo é quem nos guia a toda verdade.

PARA O AMOR FRATERNAL, NÃO FINGIDO. O amor fraternal é o segundo mandamento da lei de Cristo, ou seja, do evangelho das boas novas da graça divina. Mateus 22:37-40 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Só quem tem condições de ser discípulo de Cristo é quem pratica o amor fraternal (João 13:35). E este amor não pode ser fingido, mais tem que ser verdadeiro, com a autenticidade e aprovação do Espírito de Deus, que habita em nossos corações.

AMAI-VOS ARDENTEMENTE UNS AOS OUTROS. A maioria dos que se dizem seguidores do evangelho fazem direitinho aquilo que determinam as chamadas liturgias da religiosidade. Mas longe estão de cumprirem este conselho da parte do evangelho de Cristo. Cinquenta por cento de nossas atividades religiosas devem ser dirigidas para Deus, e as outras cinquenta por cento devem ser direcionadas para com o nosso próximo, segundo as recomendações do Senhor Jesus (Mateus 22:37-40).

COM UM CORAÇÃO PURO. Amar ao nosso próximo com um coração puro, como o autor recomenda, não é viver abraçando uns com os outros, com tapinhas nas costas e bajulação. Mas é procurar se preocupar com o bem-estar uns dos outros. E dentro do possível ajudar de fato ao próximo em suas necessidades maiores. Amar ao próximo com o coração verdadeiro é não tratar pela frente de um jeito e por traz cortar e denegrir a sua imagem, com palavras acusativas e julgamentos injustos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...