quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:12

1 Pedro 1:12 - Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
AOS QUAIS FOI REVELADO QUE. “Aos quais” diz respeito aos profetas e homens de Deus que falaram sobre a vinda do Messias de Deus, quando usados pelo Espírito de Cristo se referiram a pessoa bendita do Emanuel de Deus, antes mesmo de sua chegada ao planeta erra. Muitos foram os profetas messiânicos que profetizaram sobre tudo que aconteceu com a vida e o ministério do Senhor Jesus Cristo. E aprendemos neste ponto desta epístola que todas as profecias messiânicas que foram proferidas a respeito de Jesus de Nazaré, antes do seu nascimento, foram revelações especiais da parte de Deus aos seus profetas. Isso pelo Espírito de Deus.

NÃO PARA SI MESMOS, MAS PARA NÓS. E estas revelações de Deus pelo seu Espírito aos profetas e aos homens de Deus do passado, antes da manifestação do Senhor Jesus na terra, eram todas em uma visão do futuro, no tempo determinado por Deus. Aqueles que tanto profetizaram, como o profeta Isaías e outros, não tiveram o privilégio de verem com os próprios olhos o cumprimento das suas profecias sobre o Cristo de Deus. É tanto, que houve o período do silêncio profético de quatrocentos anos aproximadamente. No entanto, o último dos profetas da antiga dispensação e o primeiro da nova, falou sobre o Messias e teve o grande privilégio de vê-lo pessoalmente, este foi João Batista, a quem Jesus chamou de grande profeta.

ELES MINISTRAVAM ESTAS COISAS QUE AGORA FORAM ANUNCIADAS. Assim como o apostolado era um ministério instituído pelo Senhor Jesus para aqueles que conviveram com ele e o serviram em seu ministério, da mesma forma o apóstolo Pedro chama de ministério a função de profeta. O que ocorreu com Cristo e estava acontecendo com a igreja do Senhor havia sido anunciado pelos profetas messiânicos.

POR AQUELES QUE, PELO ESPÍRITO SANTO ENVIADO DO CÉU. De onde é que vem o Espírito santo? Pedro nos ensina de que ele vem do céu, da presença de Deus. E o Espírito Santo usava os profetas antigos que falaram a respeito da instituição da nova dispensação para profetizarem sobre as coisas futuras que aconteceriam com Cristo e com a nova aliança da graça de Deus para a igreja mediante o evangelho.

VÓS PREGARAM O EVANGELHO. O evangelho não passou a existir somente depois da chegada do Messias. O evangelho é boas novas de paz e salvação para Israel e toda a humanidade, a diferença é que antes de Cristo o que prevalecia era a lei de Moisés.

PARA AS QUAIS COISAS OS ANJOS DESEJAM BEM ATENTAR. O autor nos deixa transparecer a importância do ministério dos profetas messiânicos, uma vez que os anjos desejavam anunciar as boas novas sobre Cristo e a nova dispensação, porem, Deus reservou esta incumbência para os seus profetas consagradas por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...