terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tiago 5:16

Tiago 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
CONFESSAI AS VOSSAS CULPAS. O autor dar continuidade aos mesmos assuntos que vinha abordando anteriormente sobre que, se alguém estiver doente, chame os presbíteros da igreja, que fara orações pelo enfermo e o ungirá com azeite. Agora, ele revela mais um costume praticado pelo ministério no tempo da igreja primitiva que é a confissão das culpas daquele que estiver doente por causa da prática de pecados, que até então estavam ocultos, mas que se devem revelar uns aos outros.

UNS AOS OUTROS. Algumas religiões tomam este texto como base para a confissão auricular feita pelos seus adeptos a um líder religioso. Porem, esta expressão carece de uma boa interpretação, e a maioria dos comentaristas bíblicos veem neste texto outro ensino, tal como: É bem provável que no tempo da igreja primitiva, sempre que houvesse este tipo de reunião para fazer orações em favor de um doente, se alguém estivesse naquele lugar com algum tipo de culpa, que confessasse perante todos.

ORAI. Clareando mais esta interpretação, pode-se dizer que, nesta mesma reunião de oração feita pelos enfermos, todos que tivessem algum tipo de peso na sua consciência por suas falhas deviam confessar perante os presentes sua culpa, até porque para Deus responder a oração todos deviam estar limpos perante o Senhor. Depois que houvesse tal confissão das culpas uns aos outros, ai sim, os participantes estavam aptos para entrarem na presença de Deus, e receberem resposta pela oração.

UNS PELOS OUTROS. Na nova dispensação da graça implantado por Cristo o ministério de intercessão é muito importante para a igreja de Cristo. Na velha dispensação esse era um ministério exercido pelos sacerdotes, que servia de mediador entre Deus e os homens. Cristo constituiu cada um dos seus servos como sacerdotes do seu reino, por isso que o evangelho fala em “sacerdócio real”, de forma que é muito importante exercermos este ministério em favor dos que precisam de um milagre em sua vida.

PARA QUE SAREIS. De acordo com o tema que vem abordando o nosso autor, neste caso, o ministério de intercessão deve ser exercido em prol dos enfermos para que eles venham a ser curados. Ainda de acordo com a secção que hora estamos comentando, os presbíteros da igreja primitiva eram encarregados deste serviço, quando tinha alguém acometido de uma doença mais grave, eles eram chamados.

A ORAÇÃO FEITA POR UM JUSTO. De acordo com a velha dispensação, os justos eram aqueles que guardavam todos os mandamentos da legislação mosaica, o que era muito difícil. Na nova dispensação, os justos são aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, porque passaram a ser justificados pelo Senhor Jesus, o que passa a prevalecer não é a justiça própria, mas sim a justiça que vem de Cristo Jesus.

PODE MUITO EM SEUS EFEITOS. A oração feita por um ímpio, por um incrédulo, por um ateu, não tem efeito nenhum diante de Deus, porque não haverá resposta positiva a sua petição. Mas, quando alguém é um servo fiel de Cristo, sua oração não é constituída apenas de palavras, porque sua oração chega diante de Deus com efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...