segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Tiago 5:8

Tiago 5:8 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
SEDE VÓS TAMBÉM. No texto anterior o escritor pede que os irmãos observem o exemplo do agricultor que segue as etapas desde a preparação do terreno, a espera pela chuva temporã, a plantação, a limpeza das ervas daninhas, a espera da chuva serôdia e por fim a colheita e o armazenamento dos frutos do seu trabalho. Da mesma forma devem os irmãos ter a mesma paciência diante das provações a fim de aguardarem o retorno de Cristo Jesus, ele que prometeu vir buscar os remidos.

PACIENTES. Nos tempos da igreja primitiva, não era nada fácil servir a Cristo e ao seu reino, porque em muitos casos, era motivo de ter os bens confiscados pelo governo, ser duramente perseguido, ser levado aos tribunais civis e religiosos, e em grande parte perder a própria vida por amor a Cristo e seguir o evangelho das boas novas. Eis a razão porque o escritor pede que os irmãos fossem pacientes diante dos acontecimentos para não negarem o nome de Cristo e com isso perderem a salvação.

FORTALECEI. Os prejuízos financeiros e sociais causados, naquela época, por ser um seguidor do Senhor Jesus, diante das perseguições feitas pelos inimigos do evangelho, muitas vezes causavam um desânimo exponencial em grande parte dos cristãos. Mas, tudo isso, não devia ser motivo de desistir da caminhada, pelo contrário, essa era uma prova de que, o discípulo estava seguindo as pisadas do Mestre. Até porque muito mais sofreu o Senhor Jesus, quando esteve na terra para remir a sua igreja amada.

OS VOSSOS CORAÇÕES. Isso fala do homem interior e do “ser” essencial do ser humano, que neste caso, vinha sofrendo muitas reações negativas, por conta das perseguições que a igreja de Cristo vinha passando naquele tempo. O Senhor Jesus quando esteve cumprindo o seu ministério entre os seus apóstolos fez grandes e preciosas promessas, que deviam servir de âncora, a fim de fortalecer seus seguidores, apontando para uma vida melhor, na Nova Jerusalém, morada futura dos remidos.

PORQUE JÁ A VINDA. Mesmo que os filhos de Deus tivessem que enfrentar os ataques dos judaizantes, confrontar os falsos ensinos dos gnósticos e dos líderes das seitas heréticas, mesmo que fossem perseguidos, presos e até mortos pelo império romano, deviam manter seus corações fortalecidos e a fé firme, porque a vinda de Cristo para buscar a sua igreja era dada por certa, porque essa foi a sua promessa.

DO SENHOR. O Messias de Deus trazia consigo o direito de ser “Senhor” de tudo e de todos, até porque ele era o filho de Davi, e como tal era Rei de Israel. O profeta Daniel 7:14 já vaticinava a respeito do governo e do domínio que o Cristo de Deus exerceria sobre todo o mundo. E o Novo Testamento esta repleto de referências bíblicas descrevendo sobre o Senhorio de Cristo e de como ele se tornou “o Senhor”.

ESTÁ PRÓXIMA. A vinda de Cristo, o Senhor, está próxima. Os escritores do Novo Testamento (e acredita-se que este era o pensamento da época) não cogitavam sobre o hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e a sua vinda para arrebatar a sua igreja. Nos dias de hoje, esta frase está dentro da realidade do tempo e das profecias escatológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...