domingo, 24 de janeiro de 2016

1 Pedro 2:8

1 Pedro 2:8 - E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
E UMA PEDRA. Continua o nosso autor com suas metáforas espirituais falando de Cristo como sendo a pedra. Neste texto, o escritor mostra aos seus leitores um outro aspecto desta mesma pedra, que para os salvos e remidos é eleita e preciosa, mas que esta mesma pedra tem seus efeitos contrários contra os rebeldes e desobedientes. A escolha do homem quanto ao seu comportamento com essa pedra é quem vai determinar se esta mesma pedra é importante para ele ou vai lhe servir de tropeço.

DE TROPEÇO. Se alguém vai caminhando e no meio do caminho tem uma pedra, se o caminhante não prestar atenção no solo sobre o qual ele anda, pode tropeçar nesta mesma pedra, o que em nossa região chama de tropicada. Se alguém presta toda sua atenção no que Cristo representa para a salvação da humanidade e o valor de sua obra redentora, essa mesma pessoa gozará dos benefícios da salvação oferecida pelo Filho de Deus. Mas se alguém não da atenção a Cristo, tropeça e sofre as consequências.

E UMA ROCHA DE ESCÂNDALO. Os judeus esperavam um Messias diferente do que foi o humilde Jesus de Nazaré, por isso que eles tropeçaram na pedra de esquina e na rocha de escândalo, a cegueira deles os impediu de ver que ali estava o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Da mesma forma, os ateus, os incrédulos e os ímpios, por conta do orgulho humano, não enxergam de que o Cristo de Deus é o Redentor e Salvador da humanidade. Por isso que o mundo jaz nas trevas e na perdição.

PARA AQUELES. Estes são todos aqueles que se deixam dominar pelo ateísmo confesso ou não. São os incrédulos guiados pelas trevas do engano, que se deixam levar pelas correntezas da rebeldia a palavra da verdade. Estes são todos os ímpios que vivem no munda da maldade e da perversidade, sendo atraídos pelas coisas matérias, ao ponto de ignorarem as coisas que são de cima. Estes são os que só pensam nas coisas desta vida, nos prazeres da carne e nas concupiscências dos olhos.

QUE TROPEÇAM NA PALAVRA. Os judeus conheciam todas as profecias messiânicas que a respeito do enviado de Deus estavam escritas. Na realidade eles tropeçaram no conhecimento da verdade porque estavam cegos para não enxergarem de que ali estava o Emanuel de Deus, por isso que o evangelho diz: Ali esta a verdadeira Luz que ilumina doto o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, o mundo foi feito por ele, mas o mundo não o conheceu (João 1:9-10). Tropeçaram na verdade de Deus.

SENDO DESOBEDIENTES. O que os judeus fizeram com o seu Cristo foi um ato contínuo de pura desobediência aos planos de Deus. A obstinação e dureza de coração do povo de Israel fez com que eles fossem rebeldes contra o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, de tal forma que, os prejuízos foram grandes para toda a nação dos judeus.

PARA O QUE TAMBÉM FORAM DESTINADOS. O evangelho da verdade revela que, o que os judeus fizeram com o Messias, Jesus de Nazaré foi um ato de apostasia, porque abandonaram a verdade profética. Com isso, eles também foram temporariamente rejeitados para que a porta da graça se abrisse para os gentios e para a igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...