terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tiago 5:18-19

Tiago 5:18-19 - E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter.
E OROU OUTRA VEZ. No texto anterior, o escritor nos fala que Elias orou para que não houvesse chuva sobre a terra, e segundo a sua palavra, não choveu durante três anos e seis meses, causando fome e desabastecimento de alimentos para todos. Agora, o apóstolo afirma que Elias orou ao contrário de antes, desta vez, ele pediu que Deus mandasse chuva sobre a terra. Certamente, o profeta percebia que a calamidade tomava conta das famílias e os mais pobres estavam sofrendo muito.

E O CÉU DEU CHUVA. Na época, assim como nos dias de hoje, a ciência não pode fazer nada para reverter à situação. Como até certo ponto, o profeta estava confrontando o rei Acabe, como este era o homem mais poderoso daquele lugar, o rei poderia usar seus meios para resolver aquela causa, o que não pode fazer nada. Mas, Deus, que ouve as orações dos justos, escutou a oração do seu profeta pedindo chuva, e os céus responderam positivamente com muita água sobre a terra. E o céu deu chuva, inverno.

E A TERRA PRODUZIU. A maior riqueza para o homem do campo é quando cai chuva sobre as terras. Moramos em uma região do Brasil, o Nordeste, onde o inverno é muito importante para os agricultores, porque com a chegada do precioso líquido, a água, o homem do campo faz suas plantações para sua subsistência e de sua família. A indústria manipula alguns tipos de alimentos e o comercio vende tais alimentos, mas é do campo que vem os alimentos para sobrevivência da população inteira do país.

O SEU FRUTO. Com a chegada das chuvas, conforme a palavra do profeta Elias 1 Reis 18:1 - E Sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. E com a chegada das preciosas chuvas, agora, não faltavam mais alimentos para a população. Agora, em vez de fome e sofrimentos, havia mesmo era fartura de pão sobre a mesa dos pobres, abundância de alimentos e o bem-estar de todos.

IRMÃOS, SE ALGUM DENTRE VÓS. Tiago era o principal líder da igreja mãe em Jerusalém, mas nem por isso, ele deixa de mostrar sua humildade em chamar os seus leitores de irmãos, com isso ele se põe em pé de igualdade com todos. Neste caso, o autor usa o “se” condicional, porque ele não tinha em mira alguém especificamente a quem indicar. Ao mesmo tempo, ele deixa transparecer que sabe de alguma coisa.

SE TEM DESVIADO DA VERDADE. A recomendação do apóstolo era de que os seus leitores tomassem uma posição firme em ir em busca das ovelhas desgarradas. Certamente o escritor tinha em mente os ensinos de Jesus sobre este assunto, tal qual a parábola da ovelha que se desgarrou e o pastor deixou as noventa e nove no aprisco e foi em busca daquela que estava desviada, conforme se ler em (Lucas 15:3-7).

E ALGUÉM O CONVERTE. Tão importante quanto o trabalho de levar o evangelho aquelas pessoas que ainda não conhecem a Cristo é da mesma forma ir em busca das ovelhas desgarradas. Disse Jesus: Mateus 15:24 –Eu não fui enviado, senão em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel. O mesmo conselho ele dá em (Mateus 10:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...