quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:25

1 Pedro 1:25 - Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
MAS A PALAVRA. Ao se converterem ao cristianismo, os cristãos primitivos foram tomados pelo amor cristão pelos não convertidos, no sentido de os levarem ao conhecimento das boas novas do evangelho do Senhor Jesus. E cada um daqueles que recebiam a Cristo como Senhor e Salvador, se tornava um pregador do evangelho libertador, em levar a Cristo aqueles que ainda não o conheciam. Com isso a palavra de Deus se espalhou por todas as partes aonde cristo ainda não havia sido anunciado. É sobre esta palavra de que o escritor fala que há de permanecer eternamente, Até porque mesmo partindo desta vida, eles deixaram a semente incorruptível nos corações dos que vieram depois, e esta obra continua até os dias de hoje.

DO SENHOR. Quando se diz que a palavra é do Senhor é porque o evangelho das boas novas não é ideologia de quem quer que seja. Até porque tudo que o evangelho narra sobre o Cristo de Deus e as normas da nova aliança de Cristo com a sua igreja não veio de invenção humana, mas foi à inspiração exclusiva do Espírito de Deus sobre os escritores e autores da literatura sagrada Cristocêntrica. O mesmo escritor nos ensina sobre isso em 2 Pedro 1:20-21 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. Os escritores foram instrumentos de Deus.

PERMANECE PARA SEMPRE. A palavra do Senhor permanece para sempre, em contraste com os bens matérias em quem às pessoas sem Deus colocam tanto a sua confiança, conforme texto anterior. As literaturas profanas, tanto religiosas quanto culturalis são todas passageiras. Mas a palavra viva do nosso Deus permanece para todo o sempre. As ideologias sobre Deus e os seus planos sobre Cristo tem atravessado os séculos, e é sempre uma mensagem renovada para cada situação da atualidade. Já tentaram de todas as formas deter a difusão do evangelho de Cristo Jesus, mas não tem jeito, as boas novas sobre o Cristo de Deus são invencíveis.

E ESTA É A PALAVRA QUE ENTRE VÓS. O autor estava escrevendo esta literatura escriturística para pessoas que já conheciam as boas novas do evangelho glorioso de Cristo Jesus, o Verbo de Deus. Começando pelos profetas messiânicos, passando por João Batista, Jesus e os seus apóstolos e discípulos, além da igreja primitiva, todos já vinham propagando de forma abundante o evangelho libertador do Senhor Jesus. Não podemos deixar de citar o exemplo de Paulo que foi pioneiro neste trabalho.

FOI EVANGELIZADA. Todos aqueles que conheciam a história de sucesso do Cristo vencedor, se tornavam evangelistas em pregarem as boas novas do evangelho de Cristo. Com isso a igreja primitiva estava cumprindo em destaque o ide imperativo do Senhor Jesus. Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. A título de hoje, esta missão tem se cumprido também pela igreja do Senhor. O evangelho tem sido anunciado em todas as nações do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...