quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:20

1 Pedro 1:20 - O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.
O QUAL, NA VERDADE. O qual se refere a Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador. Ele que de forma voluntária e por amor se deu a si mesmo em preço de redenção para nos comprar e remir pelo sacrifício de si mesmo. Ele que é o Cordeiro da expiação que em uma missão de redenção promoveu a reconciliação da humanidade com Deus, quando fez a paz entre o Criador e toda a sua criação. Ele que deu a sua vida em resgate da sua igreja e de todos os que o confessam como Senhor e Salvador. Jesus de Nazaré é o Filho de Deus que se humanizou para provar das mesmas coisas que os homens têm que passar. Como Deus, ele não teve por usurpação ser igual a Deus, mas se humilhou a si mesmo, tomando a forma de homem (Filipenses 2:8-9).

EM OUTRO TEMPO FOI CONHECIDO. Em toda a extensão das mais antigas Escrituras Sagradas e em todo o desenrolar da história da humanidade Cristo se deu a conhecer como o Messias de Deus que havia de vir para resgatar a humanidade perdida. Principalmente os israelitas e o povo Judeu já eram conhecedores das inúmeras profecias que diziam respeito à manifestação do Emanuel de Deus para uma nova dispensação. São muitas as referências e as tipologias usadas na literatura religiosa do povo de Deus se reportando sobre o Messias, que haveria de se manifestar na terra com a missão de resgatar os chamados, eleitos e escolhidos de Deus. Até hoje é difícil de acreditar que Israel não recebeu a Jesus de Nazaré como o Messias de Deus.

AINDA ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. O Cristo de Deus não passou a existir a partir de Jesus de Nazaré. João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. O autor escreve sobre a preexistência do Messias de Deus, porque ele sempre esteve com o Pai. Antes mesmo da terra e céus terem sidos criados Jesus já era, por isso que ele é chamado de Alfa, uma vez que todas as coisas tiveram sua origem Nele. Como Deus Criador ele mesmo foi quem fez o mundo e tudo que nele há tanto as coisas visíveis quanto as invisíveis. Quando Jesus afirmou: Eu e o Pai somos um, isso nos assegura sobre sua divindade.

MAS MANIFESTO NESTE ÚLTIMO TEMPO. A vinda do Messias de Deus se refere a este tempo sobre o qual fala o escritor. No propósito de Deus Pai já estava programado desde a eternidade passada sobre a missão de resgate que seu Filho Jesus Cristo tinha que realizar e executar em benefício da humanidade. A vida de Jesus de Nazaré e o seu ministério foi um ato divino-humano para implantar o programa da nova aliança de Deus em prol de toda a criação.

POR AMOR DE VÓS. Esta é uma das mais lindas declarações revelada no evangelho das boas novas de Cristo. Por amor a cada um dos remidos foi que o Cristo de Deus se manifestou na terra. Os seus sofrimentos, perseguições e a morte injusta que teve que passar, tudo por amor a cada um de nós. Quão singular é este amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...