domingo, 24 de janeiro de 2016

1 Pedro 2:7

1 Pedro 2:7 - E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina.
E ASSIM PARA VÓS. O autor escreve sobre o novo tempo em que o agir de Deus estava posto em ação para implantar uma nova dispensação da graça, agora, não mais com uma nação exclusiva, mas sim, com pessoas de todas as nações do mundo. A visão do evangelho que Pedro tinha era diferente dos demais líderes do grupo apostólico, ele tinha uma compreensão mais universal da obra de Deus, somente menor do que a visão de Paulo. Pedro foi um mediador de transição neste aspecto.

OS QUE CREDES. Certamente o apóstolo se refere aos seguidores do cristianismo, que vivem pela fé, diferente dos seguidores do judaísmo, que vivem pelas obras da lei e também diferente dos pagãos, que vivem pelas concupiscências da carne e a soberba da viva. Pedro aponta diretamente para aqueles que no exercício da fé, se arrependeram dos seus pecados, aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, para uma nova vida, porque nasceram de novo, pela regeneração espiritual que vem de cima.

É PRECIOSA. Quem é preciosa? A pedra que os edificadores reprovaram! E quem é essa pedra? É Cristo Jesus, o Messias de Deus! Ele que veio na plenitude dos tempos, prometido e enviado por Deus para o seu povo Israel, que o rejeitou pela cegueira espiritual e pela dureza dos seus corações. No entanto, a igreja remida, recebeu o Cristo de Deus como sendo a obra mais preciosa da parte de Deus em prol de todas as nações do mundo. Cristo tem um valor incalculável para a sua igreja remida.

MAS PARA OS REBELDES. Cristo é muito importante e precioso para sua igreja. Mas, para os incrédulos ele não tem o mesmo valor. Estes rebeldes, sobre os quais o apóstolo aponta em sua epístola, dizem respeito aos judeus, que rejeitaram o seu Messias e Cristo, bem como aos pagãos que não seguem o evangelho da libertação, em fim, aos ateus, confessos ou não, aos ímpios que vivem para o mau, aos homens naturais, que vivem para os desejos carnais e para tudo que o mundo oferece.

A PEDRA. Essa é a pedra viva, que o mesmo autor cita anteriormente nesta sua mesma epístola, e que é uma tipologia do Cristo vivo. Essa é a pedra fundamental que os edificadores colocavam como sustentação do edifício, bem como era a pedra que formava o ângulo lá em cima dos edifícios construídos com torres. Cristo Jesus, o Filho de Deus é o fundamento da igreja remida, como também é o cabeça da sua igreja que ele comprou com o seu sacrifício de amor, Cristo é tudo para sua igreja.

QUE OS EDIFICADORES REPROVARAM. Esses edificadores sobre os quais o apóstolo se refere dizem respeito aos líderes do judaísmo, os líderes políticos de Israel e de Roma, e também os líderes religiosos das demais religiões que lutavam contra o cristianismo. Sobre a reprovação de Cristo, todos conhecem (João 1:12-11). O Messias veio ao mundo, dado por Deus Pai, mas os seus não o receberam nem o aceitaram.

ESSA FOI A PRINCIPAL DA ESQUINA. Todavia, essa mesma pedra angular, que os líderes de sua época rejeitaram, ela foi eleita por Deus, como sendo a mais preciosa de todas, porque sua obra de redenção foi consumada com sucesso absoluto, trazendo assim benefícios incalculáveis para toda a humanidade. A obra de redenção consumada pelo Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, o faz importantíssimo, porque pelo seu sacrifício de amor, Cristo é o Redentor da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...