sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Tiago 5:11

Tiago 5:11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
EIS QUE TEMOS POR BEM-AVENTURADOS. As Sagradas Escrituras nos transmitem conceitos bem diferentes do mundo sobre os bem-aventurados. Para o homem natural, ser bem-aventurado é ser rico financeiramente, famoso perante a sociedade, poderoso politicamente ou influente perante os mais importantes. Para a palavra de Deus, ser bem-aventurado é ser alguém que faz e executa a vontade de Deus e busca o seu reino em primeiro lugar, porque o resultado disto é a plena felicidade eterna.

OS QUE SOFREM. Jesus falou o seguinte: Mateus 5:10-12 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. De forma que, bem-aventurados são os servos de Cristo que sofrem por amor a ele.

OUVISTES QUAL FOI A PACIÊNCIA DE JÓ. Certamente a história de Jó era bem conhecida pelos leitores desta epístola. Como todos sabem, este Jó citado pelo nosso autor diz respeito a uma personagem bíblica que sofreu com resignação e paciência as provações que lhe foram permitidas por Deus. Como ele tinha muita paciência, e a capacidade de suportar sem reclamar os sofrimento, é que ficou sendo conhecido como alguém que sofreu muito, mas não blasfemou do seu Criador, apenas confiou.

E VISTE O FIM. Jó 42:10,12,13 - E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas. Sem falar nas convicções profundas de fé que o patriarca Jó terminou adquirindo, por ver que Deus não desampara seus servos.

QUE O SENHOR LHE DEU. Quando a palavra diz: E o Senhor virou o cativeiro de Jó é porque o Senhor estava acompanhando tudo que Jó estava enfrentando, e que no tempo certo, o Senhor se levantou para tirar seu servo daquela situação. Depois ainda diz o texto: E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro. Com isso, podemos afirmar que Deus estava trabalhando em prol do seu servo.

PORQUE O SENHOR É MUITO MISERICORDIOSO. Deus permite determinadas coisas na vida de um servo seu para no momento certo provar o quanto ele é misericordioso. As Santas Escrituras falam sobre as misericórdias do Senhor: Lamentações 3:22 - As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Misericórdia é um favor não merecido, mas alcançado.

E PIEDOSO. O Senhor também é muito piedoso. O Senhor exerce sua compaixão na vida dos seus servos com atos de benevolência e bondade. Sua graça nos alcança de tal maneira que a todo o momento estamos sendo beneficiados pelos seus favores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...