quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:18

1 Pedro 1:18 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais.
SABENDO QUE NÃO FOI COM COISAS CORRUPTÍVEIS. Certamente o escritor sabia para quem estava escrevendo, e o endereço desta mensagem era para quem já estava ciente da mensagem do evangelho libertador de Cristo Jesus. As coisas corruptíveis sobre as quais o autor desta epístola se refere diz respeito às coisas matérias, que os seres humanos naturais tanto valorizam. Tudo aquilo que há no mundo se gasta, é corruptível e se acaba, portanto, não foi com nada que há na terra que a igreja de Cristo foi resgatada. Este tipo de mensagem é absolutamente ignorada pelos incrédulos, porque eles não acreditam nas promessas de Deus. Os ímpios são programados para só acreditam no que é palpável, e não nas coisas da fé.

COMO PRATA OU OURO. Quando alguém deseja adquirir alguma coisa ou procura comprar algum objeto, e tem dinheiro ou bens materiais consegue o que quer. Mas o valor de almas que estavam perdidas, o dinheiro do mundo todo não podia pagar. Todavia, Cristo nos resgatou com o seu eficaz sacrifício em nosso lugar. Não foi com prata nem com ouro que ele fez a expiação pelos nossos pecados. Mas, com o sacrifício voluntário de se mesmo, para nos resgatar da perdição eterna. Os bens matérias são todos passageiros, portanto, perecíveis. Mas o sacrifício do Cristo de Deus em favor das almas perdidas, não tem preço, em termos matérias, porque o seu efeito é para toda a eternidade, trazendo benefícios infindos para todos.

QUE FOSTES RESGATADOS. Pode-se dizer que esta é uma linguagem metafórica usada em termos sociais, quando nos tempos antigos, alguém fazia o resgate de um escravo pagando-se um alto preço. Os que fazem parte da igreja de Cristo estavam perdidos e sendo escravizados pelo inimigo e pelo mal, sem esperança e aprisionados pelas concupiscências carnais mais promíscuas. No entanto, o Messias de Deus veio em uma missão especial e nos resgatou com sua morte em nosso lugar. O sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi o preço pago pelo nosso resgate das garras de satanás e da escravidão do pecado e da rebelião cósmica universal.

DA VOSSA VÃ MANEIRA DE VIVER. Todos os remidos por Cristo foram resgatados da vã maneira de viver. Isso fala do estilo de vida degradante em que viviam os cristãos antes de se converterem pelo poder do evangelho do Senhor Jesus. Quem vive para o mundo e para os desejos carnais e as concupiscências dos olhos, vive para o que é fútil e vulnerável. Mas quem vive para Cristo vive feliz e cheio de esperança.

QUE POR TRADIÇÃO RECEBESTES DOS VOSSOS PAIS. Quando se anuncia o evangelho da graça de Cristo para os que não são convertidos o que mais se ouve é: Não vou deixar a religião de meus pais, de meus avós e antepassados. Isto porque desejam viver na incredulidade e sem compromissos com o reino de Deus e de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...