domingo, 24 de janeiro de 2016

1 Pedro 2:5

1 Pedro 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
VÓS TAMBÉM, COMO PEDRAS VIVAS. No texto anterior o apóstolo escreve sobre Cristo, o Senhor, como sendo esta a “pedra viva”, com um destaque especial de ser a pedra angular de esquina ou pedra principal do edifício espiritual de Deus. Agora, ele fala sobre os remidos de Cristo, como também sendo pedras vivas, que participam do edifício espiritual de Deus, que é a igreja eleita de Cristo. Os salvos são pedras vivas porque ressuscitaram espiritualmente e receberam vida que provem de Cristo.

SOIS EDIFICADOS. O autor continua expandindo sua metáfora para tentar explicar melhor para os seus leitores sobre a participação da igreja de Cristo, como sendo a morada de Deus. Entende-se que Deus é o grande arquiteto ou construtor de sua própria casa, que é a igreja remida, e que ele usa como pedra fundamental de sustentação, que é Cristo, e depois continua a construção com as demais pedras vivas também que são os remidos de Deus. A igreja é uma construção de pedras vivas.

CASA ESPIRITUAL. Como a igreja é uma construção ou casa feita toda de pedras vivas, ela está firme e não pode ser abalada, por isso que Cristo disse que: As portas do inferno não tem como prevalecer contra sua igreja. O evangelho nos ensina de que somos templos de Deus, e que o Espírito do Senhor habita em nós, de forma que a vida cristã é uma obra de Deus na trajetória de cada um individualmente. O desejo do Pai é morar no coração de cada um de nós e ocupar o centro de nossas vidas.

SACERDOTE SANTO. Além de serem pedras vivas na casa de Deus, a nova dispensação da graça consagrou os remidos de Cristo como sacerdotes do reino de Deus e de seu Cristo. O sacerdote é aquela figura que representa a Deus na terra e que está a serviço do seu reino, e que na nova dispensação implantada por Cristo, são todos aqueles que recebem a Cristo como Senhor e Salvador. Quando o texto diz que os remidos de Cristo são sacerdotes santos, é porque são separados para Deus.

PARA OFERECER SACRIFÍCIO ESPIRITUAL. Na antiga dispensação da lei, os sacrifícios oferecidos, bem como as oferendas e manjares eram da ordem material, como: Animais, cereais e etc. As religiões pagãs também sempre usaram tais artifícios com seus deuses fantasiosos, principalmente as religiões que seguem o ocultismo. No cristianismo verdadeiro, o sacrifício é espiritual e não material, com a prática de momentos de adoração por meio da oração, da meditação e do perfeito louvor.

AGRADÁVEIS A DEUS. O envolvimento dos filhos de Deus na verdadeira adoração é que agrada ao coração do Pai e não sacrifícios de animais ou o sacrifício humano. O que chega diante de Deus como cheiro suave é a busca de todo coração e da alma do remido em Cristo. A nova dispensação estabelece uma nova ordem de culto a Deus.

POR JESUS CRISTO. Os judeus rejeitaram a Cristo como o seu Messias, e, portanto, não o receberam como único Mediador entre Deus e os homens. A igreja remida recebe a Cristo Jesus como Senhor, Salvador e Mediador da nova aliança da graça divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...