quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:11

1 Pedro 1:11 - Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
INDAGANDO QUE TEMPO OU OCASIÃO DE TEMPO. Os profetas messiânicos da antiga dispensação ou dispensação da lei, já vaticinavam a respeito de tudo que havia de acontecer com o Cristo de Deus. Assim como davam sinais claros de quando o Emanuel de Deus havia de se manifestar na terra. As profecias também prescreviam sobre o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na visão do cristianismo, não se entende até os dias de hoje o por quê os Judeus não reconheceram de que Jesus de Nazaré era efetivamente o Messias de Deus. Até porque os profetas de Israel tinham de forma abrangente dado sinais de quando Cristo havia de aparecer. E o últimos dos profetas da antiga dispensação, João Batista, pregou entre os Judeus de que Jesus era o Messias prometido por Deus.

O ESPÍRITO DE CRISTO. O Espírito de Cristo é o Espírito Santo de Deus. É o Espírito de profecia, que revela as coisas que ainda hão de acontecer no futuro (Apocalipse 19:10). O Espírito de Cristo é o Espírito da verdade, que havia antes mesmo da vinda do Messias de Deus falado para Israel toda a verdade sobre o Cristo de Deus. O Espírito de Cristo é o Espírito da graça divina, porque ele por meio dos profetas já havia avisado ao povo de Deus sobre um novo tempo ou dispensação da graça, em que a salvação por meio de Cristo, não vem pelas obras da lei, mas sim pela graça manifesta de Deus, ou seja, por meio do favor não merecido.

QUE ESTAVA NELES, INDICAVA ANTERIORMENTE. O Espírito de Cristo, que é o Espírito de Deus, habitava nos profetas messiânicos que falaram e escreveram a respeito dos sofrimentos que o Cristo de Deus havia de passar para salvar a humanidade. Todas as profecias vaticinadas pelos antigos profetas sobre o sacrifício expiatório de Cristo eram proferidas pelo Espírito de Cristo que estava sobre os profetas. Como Deus conhece de antemão todas as coisas, ele usou abundantemente os seus profetas para revelar tudo que sucederia com o seu Filho para benefício da humanidade. E todas as profecias messiânicas foram proferidas como indicativo bem antes dos que aconteceria com o Senhor Jesus Cristo. E isso é lindo e maravilhoso.

TESTIFICANDO OS SOFRIMENTOS QUE A CRISTO HAVIA DE VIR. Um exemplo bem conhecido desta referência esta escrito em Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

E A GLÓRIA QUE SE LHE HAVIA DE SEGUIR. Certamente o autor está se referindo as virtudes de Deus na vida de Cristo, como a própria presença e unção do Espírito de Deus e do poder do Senhor. Como também se refere a sua ressurreição dentre os mortos, sua ascensão às mansões celestiais para se assentar a destra de Deus, seu retorno para arrebatar a sua igreja, seu reino milenial, sua vitória final sobre toda potestade e domínio. Cristo foi exaltado soberanamente por Deus Pai acima de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...