segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Tiago 5:7

Tiago 5:7 - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
SEDE POIS, IRMÃOS, PACIENTES. O autor começa uma nova secção de sua epístola falando sobre o modo paciente com que os irmãos devem aguardar a volta de Cristo Jesus para buscar a sua igreja, que ele comprou e remiu com o seu sacrifício de amor. Ser paciente é ter a calma serena da alma para esperar as coisas acontecerem no tempo determinado por Deus. Somos todos irmãos em Adão e Eva, os judeus em Abraão Isaque e Jacó, e os cristãos em Cristo Jesus, conforme João 1:11-12 nos ensina.

ATÉ A VINDA DO SENHOR. A igreja primitiva não fazia distinção de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, até porque os seguidores do Senhor Jesus do primeiro século da era cristã pensavam que Cristo viria já naquele mesmo tempo, eles não imaginavam de que haveria um hiato de tempo, como já tem acontecido desde que Jesus subiu ao céu. A preocupação do escritor era para que os irmãos não se desviassem do evangelho, mas esperassem a volta de Cristo para o arrebatamento.

EIS QUE O LAVRADOR. Em si tratando de uma linguagem bem comum ao homem do campo, neste caso, “lavrador” é aquele que vive das atividades agrícolas, o homem da roça, que prepara o terreno, espera dar as primeiras chuvas, faz a plantação, limpa às ervas daninhas, cuida do legume e das plantações, depois faz a colheita e armazena os frutos colhidos. No entanto, em João 15:1, Deus é que é o lavrador, que só está esperando o tempo certo para colher os frutos da terra por meio do arrebatamento.

ESPERA O PRECIOSO FRUTO. O lavrador sabe que tem que cumprir todas as etapas de uma plantação, desde a preparação do terreno, até ter em seus celeiros todos os frutos colhidos de suas plantações, e para tanto, ele tem que esperar o tempo certo para começar a colher o resultado do seu trabalho. Muito mais, o Deus Onisciente, ele que sabe de todas as coisas, vem acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da igreja de Cristo, por isso que, Cristo só voltará no tempo de Deus.

DA TERRA. Quando se diz que o fruto da terra era precioso para o lavrador é porque nos tempos mais antigos, a agricultura era o principal meio de vida da sociedade. Até nos dias de hoje, as populações das grandes metrópoles dependem do que é produzido no campo. No caso do precioso fruto da terra para Deus, diz respeito aos salvos e remidos de Cristo, que participarão do arrebatamento da igreja comprada.

AGUARDANDO-O COM PACIÊNCIA. O lavrador não tem como colher os frutos da sua lavoura sem cumprir com as etapas determinadas, para tanto ele usa a paciência. No caso de Deus e a igreja, o evangelho nos fala que tem que completar o número dos salvos para que o Senhor volte e venha a arrebatar o povo que ele remiu na expiação.

ATÉ QUE RECEBA A CHUVA TEMPORÃ E SERÔDIA. Mesmo que o lavrador ou agricultor tenha preparado o terreno, ele precisa esperar a chegada da chuva que vem na estação própria, além das chuvas que continuam regando as terras, também chamada de chuva serôdia. O Espírito santo esta preparando a igreja para o arrebatamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...