quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

1 Pedro 2:11

1 Pedro 2:11 - Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma.
AMADOS. Temos a nossa frente mais uma secção desta fantástica epístola, em que o autor faz sua solicitação aos seus leitores sobre o modo digno em que o cristão deve viver perante a sociedade, honrando o nome de Cristo por meio do seu comportamento. O apóstolo aprendeu com o seu Mestre “Jesus” que um dos mandamentos fortes da lei de Cristo é o amor fraternal, e com isso, ele chama os seus leitores de amados. Isso também prova que os destinatários desta carta eram pessoas queridas do escritor.

PEÇO-VOS. O apóstolo Pedro era uma autoridade muito respeitada dentro do grupo apostólico, dada à aproximação que ele tinha com o próprio Cristo. Depois da ascensão do Senhor Jesus, ele continuou sendo muito importante na igreja mãe de Jerusalém, e depois dos anos setenta, sua importância também se estendeu para o mundo gentílico. Mas nem por isso, neste ponto, ele usa tal autoridade para se achar melhor do que os outros. É tanto que ele usa “pedir e não mandar” como deveria ser.

COMO A PEREGRINOS. O peregrino é aquele que está de passagem e que nesta terra não tem morada permanente, o que se pode chamar de “nômade”. Na verdade esta é de fato a realidade da igreja de Cristo neste mundo, porque os remidos de Cristo estão apenas de passagem por esta terra. A intenção do autor é fazer com que seus leitores entendam de que as coisas matérias desta vida não devem exercer domínio sobre a vida dos salvos em Cristo, até porque não somos do mundo nem a ele pertencemos.

E FORASTEIROS. O forasteiro é aquele que está em um determinado lugar, mas que pertence a uma outra nação, ou povo , o que se chama de estrangeiro. Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele, vivemos nesta terra, mas pertencemos aos céus de Deus, como diz a frase anterior, somos apenas peregrinos neste lugar. A igreja de Cristo pertence ao reino de Deus e está sendo preparada para ir morar na Nova Jerusalém Celestial. Por meio do arrebatamento, Cristo vai nos levar para nossa pátria.

QUE VOS ABSTENHAIS. Assim como a legislação mosaica tem suas regras e estatutos a serem cumpridos pelos seguidores do judaísmo, com o cristianismo não é diferente, portanto, os escritores do Novo Testamento expõem as doutrinas cristãs para o bom andamento da nova religião fundada por Cristo, o grande Mestre. Esta frase faz parte das proibições ou conselhos do apóstolo dando instruções de como viver buscando as coisas de Deus, e para tanto, se deve renunciar algumas coisas.

DAS CONCUPISCÊNCIAS CARNAIS. Que vos abstenhais das concupiscências da carne, esse é o primeiro ponto a ser observado pelos leitores desta epístola dentro deste texto sagrado, e essa é uma proibição que gera o bem espiritual dos que obedecerem. Certamente o autor aponta diretamente para o homem natural ou o cristão carnal, e ele se refere aos desejos mais promíscuos que permeiam a mente do ser humano e que o leva a ser dominado pelos desejos carnais e materiais desta vida terrena.

QUE COMBATEM CONTRA A ALMA. O evangelho declara que há uma luta entre a carne e o espírito do homem, entre o homem natural e o homem espiritual. Os desejos da carne são em fazer tudo que o mundo oferece, mas que prejudica a comunhão da criatura com o seu Criador. Já o homem espiritual (alma e espírito), busca as coisas que são de cima. A concupiscência da carne é irmã gêmea da soberba da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...