terça-feira, 26 de janeiro de 2016

1 Pedro 2:9

1 Pedro 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
MAS VÓS SOIS A GERAÇÃO ELEITA. A diferença dos povos, conforme a palavra de Deus que está nas Santas Escrituras. Malaquias 3:18 – Então voltareis, e vereis a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve. No texto anterior o autor escrevia sobre aqueles que não obedecem à palavra, porque se deixam dominar pela rebeldia. Mas, agora, o apóstolo mostra o valor da igreja remida diante do coração do Pai. A igreja de Cristo é essa nação eleita por Deus.

O SACERDÓCIO REAL. Cristo é o Rei da descendência de Davi, e, portanto, a igreja do Senhor Jesus pertence ao reino de Deus. Na antiga aliança de Deus com o seu povo Israel, era o sacerdote quem ungia o rei sobre o povo, mas na nova aliança da graça de Deus com a humanidade é o Rei, Jesus Cristo, quem unge a igreja como pertencente ao reino do Pai. Além do mais, os eleitos de Cristo, além de serem sacerdotes no reino de Deus, eles também são chamados para reinarem com Cristo.

A NAÇÃO SANTA. No tempo da velha dispensação ou no período da lei era o povo de Israel que se achava ou se chamava de nação santa. Israel se considerava o povo separado do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, um povo especial, que se diferenciava das demais nações do mundo. De acordo com o evangelho das boas novas, o novo pacto ou a nova aliança estabelecida por Cristo torna a igreja remida este povo, esta nação santa, composta de pessoas de todas as nações do mundo e povos.

O POVO ADQUIRIDO. A igreja remida de Cristo, composta por pessoas de todas as partes do mundo foi adquirida como propriedade peculiar ou particular do Deus vivo e verdadeiro. A vinda do Messias de Deus como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi justamente para comprar para si mesmo, um povo seu, zeloso de boas obras. A redenção realizada por Jesus Cristo foi efetivamente o preço pago pelo resgate de vidas, do império das trevas para o reino de Cristo Jesus, o Redentor.

PARA QUE ANUNCIEIS AS VIRTUDES DAQUELE QUE VOS CHAMOU. Cristo disse: Marcos 16:15 – Ide por todo o mundo, e anuncia o evangelho a toda criatura. E outra vez: Atos 1:8 – E receberei a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunha.. Até os confins do mundo. A igreja de Cristo dá testemunho da obra de Cristo como Salvador da humanidade. Os remidos de Cristo foram chamados para anunciar as boas novas do evangelho de Cristo, que é o poder de Deus.

DAS TREVAS. Chamados das trevas. Os remidos do Senhor Jesus outrora pertenciam ao mundo das trevas, sendo dominados pelas forças do engano do inimigo, mas agora, buscam as coisas que são de cima, e tem como prioridade fazerem a vontade de Deus. Quem não nasceu de novo nem foi regenerado pelo poder do evangelho, ainda segue a escravidão do pecado e é servo do inimigo, porque vive para o pecado.

PARA SUA MARAVILHOSA LUZ. O exercício da fé que salva, o verdadeiro arrependimento, a transformação de vida para ser uma nova criatura em Cristo Jesus, transporta o mais viu pecador do mundo das trevas para o reino da maravilhosa luz de Deus. Esta luz é o conhecimento de Cristo e do seu evangelho da libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...