quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:17

1 Pedro 1:17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação.
E, SE INVOCAIS POR PAI. O autor faz uma suposição condicional, em termos de opção, ao colocar o “se” nesta frase. Nem todos são tementes a Deus e podemos afirmar que a grande maioria dos seres humanos não servem, nem seguem ao Criador de todas as coisas. Invocar a Deus é se dirigir a ele de alguma forma, seja por meio dos pensamentos, das orações ou clamando ao Senhor como Deus poderoso Criador de todas as coisas e que escuta as nossas petições, se interessa pelas nossas causas e tem o poder para nos atender as nossas solicitações. Quanto a questão da nossa filiação com Deus, o escritor já havia abordado este tema em textos anteriores, nos dando o indicativo de uma família, Deus é o nosso legítimo Pai. Portanto, somos seus filhos.

AQUELE QUE SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS. Isso nos fala sobre a imparcialidade de Deus para com todas as pessoas. A sua justiça é imparcial para com os grandes e pequenos ricos e pobres. Assim como seu amor está disponível para todos sem acepção de pessoas, ninguém está fora da esfera deste amor ilimitado do Deus compassivo, basta a pessoa invocar ao Deus benevolente, e o seu socorro chega imediatamente. A forma imparcial como o Senhor trata seus filhos e filhas, não deixa brecha para que alguém se ache melhor do que os outros perante o Deus de justiça e amor. Não existe ninguém melhor que outro, para que possa monopolizar o Criador nem pior que outro para que não seja alcançado pelo grande amor do Deus eterno.

JULGA SEGUNDO A OBRA DE CADA UM. As Sagradas Escrituras asseguram de que Deus é o juiz dos vivos e dos mortos. E a sua forma de julgar é absolutamente diferente daqueles que fazem parte da magistratura terrena. Uma vez que o Senhor tem pleno conhecimento de tudo que ocorre durante toda a vida de cada um que nasce, vive e morre no planeta terra. Deus é Onisciente, com isso ele conhece todas as coisas e nada do que existe ou possa acontecer está fora dos seus conhecimentos. Ele também é Onipresente, ou seja, esta está vendo tudo que acontece em cada recanto do universo, porque está bem presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Tudo que os seres humanos praticam de certo ou de errado Deus sabe de tudo.

ANDAI EM TEMOR. Andar em temor é ter a consciência de que Deus está presente em todos os momentos de nossas vidas. Portanto, precisamos respeitar a presença do Senhor quando formos fazer ou falar alguma coisa. Temer ao Senhor é respeitá-lo, é reverenciá-lo e acima de tudo reconhecer que ele é quem manda em tudo e em todos.

DURANTE O TEMPO DA VOSSA PEREGRINAÇÃO. Desde as nossas primeiras obras que praticamos com consciência do nosso dever e responsabilidade, devemos andar no temor do Senhor. O tempo não apaga os nossos erros, nem acrescenta os nossos acertos. O ser humano tem o livre arbítrio, tanto quanto tem a responsabilidade pelo que faz. Todos irão prestar contas pelas suas obras perante o Criador do céu e da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...