quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

1 Pedro 1:9-10

1 Pedro 1:9-10 - Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada.
ALCANÇANDO O FIM DA VOSSA FÉ. O autor quis dizer: Vocês perseverando até o fim na vossa fé. Jesus falou: Aquele que persevera até o fim, esse será salvo (Mateus 24:13). O segredo não está no simples fato de aceitar a Cristo e o seu evangelho, isso é muito importante, mas o que o escritor está escrevendo, é que o mistério da salvação está em persevera até o final da jornada como seguidor do Senhor Jesus Cristo, porque assim sendo herdará a vida eterna. Muitos até começam e começam bem, mas param no meio da caminhada. Muitos caem pela prática do pecado, outros se desviam por causa das tentações e outros não suportam as provações, terminam apostatando da fé e perdem o mais importante da existência humana, que é a salvação e a vida eterna. Abandonar a fé é o maior prejuízo que se possa imaginar.

A SALVAÇÃO DAS VOSSAS ALMAS. A salvação ou a vida eterna é o alvo principal da nossa existência. Jesus perguntou: De que adianta o homem ganhar o mundo todo, e perder a sua alma? Quando o discípulo de Cristo rompe com a aliança com o mundo e com tudo que nele há, e faz a opção de viver para Cristo, com Cristo e para o seu evangelho é porque a sua grande esperança é herdar a vida eterna. Esta salvação da qual escreveu Pedro, diz respeito ao privilégio de participar do arrebatamento para morar com Cristo nas mansões celestiais. João 14:1-3 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Perseverar nesta fé é caminhar rumo à salvação.

DA QUAL SALVAÇÃO INQUERIRAM E TRATARAM DILIGENTEMENTE. Desde o princípio quando a raça humana se afastou de Deus, já lá no Jardim do Éden, que o Senhor vinha tratando com planejamento o plano da salvação para o homem caído. A antiga aliança de Deus com Israel, apesar de ser nacionalista, e não universal, foi importante como ponte de ligação entre Deus e os homens para o estabelecimento da nova aliança da graça. A salvação concretizada em Cristo Jesus pelo evangelho da graça, foi bem planejada, programada e executada diligentemente para o bem da humanidade. O que Deus havia programado para a nova dispensação da graça foi posto em prática por meio de Cristo, e a eficácia disto é a salvação e a vida eterna.

OS PROFETAS. O autor aos Hebreus escreveu que Deus falou de muitas maneiras aos pais pelos profetas (Hebreus 1:1). Os profetas messiânicos vinham preparando o caminho para a chegada do Emanuel de Deus de forma criteriosa e diligente. Inúmeras são as profecias que vaticinavam a chegada do Messias de Deus para por em prática as promessas do Criador no plano da salvação da igreja de Cristo. O Cristo de Deus não surgiu no cenário mundial por um acaso, mas tudo já estava previsto.

QUE PROFETIZARAM DA GRAÇA QUE VOS FOI DADA. Sabendo de antemão que Israel mais cedo ou mais tarde quebraria sua aliança com ele, Deus já vinha usando os seus profetas para anunciarem as boas novas de salvação por meio do Messias. Israel recebeu a aliança mosaica, mas a igreja ganhou a aliança da graça inexorável de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...