sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Tiago 5:9-10

Tiago 5:9-10 - Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
IRMÃOS, NÃO VOS QUEIXEIS. Um pouco antes, o autor acusava os ricos opressores de levarem os justos aos tribunais com suas demandas para que fossem presos, condenados e muitos dos seguidores de Cristo foram mortos injustamente. Bastavam os problemas que a igreja já vinha atravessando da parte dos inimigos do evangelho. Mas, infelizmente, existiam os falsos irmãos que se infiltravam no seio da igreja para levantar contendas e divisões, colocando um servo de Deus contra o outro.

UNS CONTRA OS OUTROS. Como se não bastassem às perseguições dos judaizantes, dos falsos líderes religiosos e do império romano, percebe-se que a própria comunidade cristã estava em pé de guerra. Certamente o Escritor está se referindo aos embates que os líderes cristãos faziam uns contra os outros na disputa por cargos e posições dentro da própria igreja. Nos dias de hoje é o que mais tem, são justamente estas guerras internas nas denominações, uns querendo derribar os outros.

PARA QUE NÃO SEJAIS CONDENADOS. Temos duas questões neste ponto, uma que nos fala sobre a condenação nos tribunais civis ou religiosos, onde um cristão entrava com demando contra o outro e um deles era condenada pelas autoridades e pela lei. Uma outra questão diz respeito ao procedimento de um cristão contra o outro, coisa que é reprovada pelo evangelho, e isso leva o ofensor a ser reprovado pela justiça divina, o que termina por prejudicar a salvação e a vida eterna do próprio cristão.

EIS QUE O JUIZ ESTÁ À PORTA. Na verdade o autor escreve sobre a vinda de Cristo, que, além de ser para arrebatar os que forem dignos da salvação, também servirá de julgamento, uma vez que, muitos se julgam salvos, porem, não irão participarem do arrebatamento da igreja. O evangelho proclama que o Senhor Jesus é o juiz dos vivos e dos mortos, e isso nos faz entender de que ele foi constituído por Deus Pai como alguém que tem a capacidade de julgar com justiça, as ações de toda a humanidade.

MEUS IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos, porque encontram um troco comum na arvore genealógica em Adão e Eva. No tocante aos judeus, eles se consideram irmãos por meio de Abraão, Isaque e Jacó. Já os cristãos se consideram irmãos em Cristo Jesus, uma vez que, todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador são filhos de Deus (João 1:11-12).

TOMAI POR EXEMPLO DE AFLIÇÃO E PACIÊNCIA. O escritor reforça seu conselho para que os seus leitores dediquem suas atividades na prática da paciência, porque o resultado será de fato benéfico para todos eles. As Sagradas Escrituras nos mostram exemplos de pessoas que se exercitaram na paciência e foram vencedoras em tudo.

OS PROFETAS QUE FALARAM EM NOME DO SENHOR. Finalmente o apóstolo cita um grupo de pessoas que viveram na prática a virtude da paciência, e que nos servem de testemunho como servos do Deus Altíssimo. Os profetas do Senhor pregaram a palavra de Deus com paciência, apesar das oposições que sempre se levantaram contra eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...