domingo, 24 de janeiro de 2016

1 Pedro 2:3-4

1 Pedro 2:3-4 - Se é que já provastes que o Senhor é benigno. E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.
SE É QUE JÁ PROVASTES QUE O SENHOR. Este “se” pode ser visto como indicativo de que o escritor não está apontando diretamente para alguém, até porque sua correspondência tem uma característica universal. Ao mesmo tempo é uma exortação bem colocada para todo aquele que já fez a sua decisão ao lado de Cristo, uma vez que a escolha de seguir a Cristo era vista, no tempo da igreja primitiva, como uma prova de fé. Seguir a Cristo nos dias de hoje, até certo ponto é status, mas, nem sempre foi assim, porque muitos perderam a própria vida por confessarem a Cristo.

É BENIGNO. O Senhor é benigno. As próximas frases comprovam de que este “Senhor” sobre o qual se reporta o nosso escritor diz respeito a Cristo Jesus. E quando se diz que o Senhor é benigno, é a mesma coisa que dizer que Cristo só faz o bem a todos. Nada de mau que acontece com os seguidores do evangelho pode ser atribuído ao Senhor Jesus, até porque ele é o bem em essência, ele pode até permitir que provações aconteçam na vida de um servo seu, mas no final, tudo dá certo.

E, CHEGANDO-VOS PARA ELE. Agora, o apóstolo transmite o seu bom conselho a todos de que a melhor opção de vida é correr para os pés do Senhor Jesus, a fim de receber sua benevolência, sua compaixão e o seu perdão. Cristo com sua bondade, misericórdia e amor exerce uma força de atração irrecusável, e a prova disto é que desde sua vinda como Redentor da humanidade, ele tem ganhado para si incontáveis seguidores. Todos os dias, mais e mais pessoas se chegam a Cristo por amor a ele.

PEDRA VIVA. Esta é mais uma das metáforas usadas pelos escritores do Novo Testamento para exemplificar alguma coisa de que possa dar mais clareza a sua mensagem, principalmente diante dos seus leitores. Essa é uma citação livre do Salmos 118:22, em que apontava o Messias como a principal pedra angular de esquina do templo espiritual de Deus. Algumas versões colocam “pedra que vive” se referindo ao Cristo ressurreto. Ele que na verdade morreu, mas que ao terceiro dia ressuscitou.

REPROVADA, NA VERDADE PELOS HOMENS. Nas edificações mais antigas, as pedras que eram colocadas nas esquinas das construções tinham que ser perfeitas para que o edifício mostrasse sua segurança e beleza pelos seus ângulos. De forma que as pedras com defeitos eram reprovadas pelos construtores. Jesus de Nazaré foi reprovado pelos judeus como sendo o Messias de Deus, porque a bíblia diz: E não víamos nele beleza nenhuma para que o desejássemos. Tudo isso já era previsto (Isaías 53:3).

MAS PARA COM DEUS. Cristo foi reprovado, na verdade pelos homens, João 1:11 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Porem, diante de Deus, ele foi aprovado em tudo. Deus, o Pai, o exaltou soberanamente acima de tudo e de todos.

ELEITA E PRECIOSA. Essa pedra que foi rejeitada e reprovada pelos filhos de Israel, na verdade foi eleita como sendo a pedra principal do edifício espiritual de Deus, que é a igreja remida do Senhor. E ela é preciosa, porque é o Salvador da igreja iluminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...